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Estado

Greve continua caso empresa não aceite acordo coletivo

Greve continua caso empresa não aceite acordo coletivo Foto: Arquivo/Agência Brasil

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Nessa terça-feira, 11, os Correios entraram com dissídio coletivo no Tribunal Superior do Trabalho (TST) na tentativa de por fim à greve dos trabalhadores. Agora, a corte irá avaliar o processo de negociação, ouvindo as partes, e o relator produzirá um voto que será analisado por um colegiado do tribunal, em sessão a ser posteriormente agendada.

Segundo a empresa, os Correios estão executando um “plano de saneamento financeiro para garantir sua competitividade e sustentabilidade. Desde o início de julho, a empresa participa de reuniões com os representantes dos empregados, nas quais foram apresentadas a real situação econômica da estatal e propostas para o acordo dentro das condições possíveis, considerando o prejuízo acumulado, atualmente na ordem de R$ 3 bilhões. As federações, no entanto, apresentaram reivindicações que superam até mesmo o faturamento anual da empresa”, informaram os Correios.

Já as entidades que representam os trabalhadores da empresa afirmam que intensificaram a greve nesta quinta-feira, 12. Segundo o diretor jurídico da Federação Interestadual dos Trabalhadores dos Correios (Findect), José Aparecido Rufino, no Tocantins a greve teve adesão de mais agências do interior do estado. Os trabalhadores aguardam uma audiência de conciliação marcada para as 13h30 desta quinta. “Se a empresa aceitar cumprir nosso acordo coletivo nós não vemos mais motivos para continuar a greve, senão, nós continuaremos”, informou.

Serviços

Por causa da greve, os Correios colocaram em prática seu Plano de Continuidade de Negócios para minimizar os impactos à população. Medidas como o deslocamento de empregados administrativos para auxiliar na operação, remanejamento de veículos e a realização de mutirões estão sendo adotadas.

A rede de atendimento está aberta em todo o país e os serviços, inclusive SEDEX e PAC, continuam sendo postados e entregues em todos os municípios. Os serviços com hora marcada (Sedex 10, Sedex 12, Sedex Hoje) estão com postagens temporariamente suspensas.

Para mais informações, os clientes podem entrar em contato pelo telefone 0800 725 0100 ou pelo endereço http://www2.correios.com.br/sistemas/falecomoscorreios/