O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, anunciou na tarde desta sexta-feira, 8, a criação da Agência Gurupiense de Regulação e Fiscalização (AGRF) e da Agência Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT) e deu posse aos gestores que irão estar à frente das respectivas novas pastas. Sebastião Costa Nazareno, ex-diretor na Assessoria Jurídica da Secretaria de Saúde de Gurupi, assume como superintendente da AGRF; e Leon Denys de Barcellos, ex-diretor de Trânsito e Segurança da Secretaria de Infraestrutura do Município, assume como presidente da AMTT. A solenidade ocorreu no gabinete do prefeito.
Laurez Moreira afirmou durante a solenidade de posse que confia no trabalho dos novos gestores e ressaltou a importância dessa ação para a melhora da receita financeira de Gurupi. “É com grande alegria que damos posse a esses dois, pois tenho certeza que desempenharão um ótimo trabalho como vinham fazendo nos seus cargos anteriores. Hoje damos um passo muito importante com a criação da AMTT e da AGRF no sentido de melhorar a receita do município. Quero que Gurupi seja modelo de gestão para o Tocantins e para o nosso Brasil e por isso estamos sempre trabalhando para consolidar esse nosso objetivo”, disse o prefeito.
O superintendente da AGRF, Sebastião Costa Nazareno agradeceu a confiança nele depositada. “É uma honra servir o meu município em mais essa etapa da vida. Com o propósito de fortalecer o sistema de controle e fiscalização dos serviços municipais. Tenho a consciência de que os desafios são intensos mas os farei com muito esmero em virtude da confiança que me foi dada pelo prefeito Laurez. A razão de ser da Agência de Regulação é a defesa do interesse público que buscarei honrar durante toda a minha gestão”, declarou.
O presidente da AMTT, Leon Denys de Barcellos na oportunidade falou dos bons resultados que o trânsito de Gurupi vem alcançando e do sonho da autonomia financeira do departamento de trânsito da cidade. “A melhora que temos alcançado no nosso trânsito vem mudando a qualidade de vida da nossa sociedade. Diminuímos o número de acidentes, estamos diminuindo também o número de infrações graças as ações de educação no transito, de fiscalização e sinalização, bem como ao apoio e dedicação do prefeito. Essa Agência é um sonho antigo do departamento de trânsito que há muito buscava essa autonomia financeira. Hoje somos a primeira cidade do Tocantins e uma das primeiras do Norte do Brasil a conquistar essa autonomia, que nos garantirá recursos para investir em nossa cidade”, disse.
A solenidade contou com a presença de vereadores, secretários e servidores municipais, empresários locais, amigos e familiares dos novos gestores.
AGRF
A Agência Gurupiense de Regulação e Fiscalização (AGRF) criada pela lei Nº 2.462 de 05 de novembro de 2019, tem a finalidade de regular, fiscalizar e controlar o saneamento básico e os serviços públicos e de interesse público concedidos, permitidos ou autorizados no âmbito de Gurupi.
Clique aqui para ver a íntegra da Lei.
Perfil do Superintendente
Sebastião Costa Nazareno é graduado em Direito e é Técnico em Telecomunicações. De 2003 a 2006 exerceu o cargo de Assessor Especial a serviço da Defensoria Pública em Gurupi, na atividade típica de Defensor Público; de 2007 a 2009 foi Assessor Especial a serviço da Defensoria Pública em Gurupi; de 2009 a 2013 foi Gerente do Núcleo Regional da Defensoria Pública em Gurupi; de 2013 a 2015 foi Assessor Especiala serviço do Recursos Humanos na Diretoria Regional de Ensino de Gurupi; de 2016 a 2017 foi Assessor Especial a serviço da Assessoria Jurídica no Detran em Gurupi; em 2017 foi Secretário Municipal de Administração de Gurupi; de 2017 a 2019 exerceu o cargo de Diretor com atuação na Assessoria Jurídica da Secretaria de Saúde de Gurupi.
AMTT
A Agência Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT), criada pela Lei Nº 2.463 de 5 de novembro de 2019, dentre as suas atribuições, tem a finalidade de acompanhar, controlar, regular e fiscalizar o trânsito, transportes, tráfego e o sistema viário de Gurupi; e deverá realizar o cadastro, a vistoria e a autorização de veículos, bem como promover a educação no trânsito e organizar a engenharia de trânsito e transportes.
A Lei também cria o Fundo Municipal de Desenvolvimento do Trânsito e Transporte (FMDTT). Unidade de orçamento, finanças e contabilidade do Sistema de Trânsito e Transporte de Gurupi, que tem como objetivo garantir condições financeiras para custeio e investimentos.
Com a criação da Agência todas as atividades desenvolvidas pela Diretoria Municipal de Trânsito e Segurança (DMTS) da Secretaria Municipal de Infraestrutura passam a ser de responsabilidade da AMTT.
Clique aqui para ver a íntegra da Lei.
Perfil do Presidente
Leon Denys de Barcellos é Bacharel em Comunicação Social e Pós-graduado em Docência do Ensino Superior. Foi Diretor na Secretaria Municipal de Habitação de Gurupi em 2013 e Diretor Municipal de Trânsito e Segurança de Gurupi de 2017 a novembro de 2019.