O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) está realizando entre os dias 2 e 9 de dezembro, ações de controle da raiva dos herbívoros (bovinos, equídeos, suídeos, caprinos e ovinos) nos municípios de Silvanópolis e Natividade, localizados nas regiões: central e sudeste do Estado, respectivamente.
As atividades consistem no monitoramento e cadastramento de abrigos, além do controle populacional dos morcegos hematófagos (maior transmissor da raiva na zona rural). Além disso, atendimento a focos e educação sanitária. “Estamos atendendo a solicitação dos produtores rurais que alegaram registrar sugadura de morcegos nos animais, bem como cumprindo nosso cronograma de atividades”, disse o gerente do Programa Estadual do Controle da Raiva dos Herbívoros da Adapec, José Emerson Cavalcante.
De acordo com o inspetor de defesa agropecuária, José Amorim, os morcegos hematófagos capturados serão tratados com a pasta vampiricida e soltos para que ao retornarem ao abrigo, já que têm o habito de se lamberem, eliminarem de 15 a 20 da mesma espécie. “A raiva é uma doença fatal que pode ser transmitida do animal para o homem. Este ano, realizamos 210 ações de controle da enfermidade em todo o Estado para prevenir a doença e orientar os produtores rurais”, explica.
O Programa conta com três (3) equipes que trabalham na manutenção do controle da enfermidade, evitando prejuízos ao produtor rural e protegendo a saúde pública.
Prevenção
Para que o produtor evite prejuízos econômicos, a maior forma de prevenção é a vacinação de todos os herbívoros contra a doença, com reforço em 30 dias para primovacinados e revacinação anualmente