Um projeto elaborado pelo Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), vai impulsionar as atividades agrícolas em 61 municípios tocantinenses em 2020.
Denominado de “Ferramenta estruturante para o setor agrícola” o projeto terá recursos financeiros no valor de R$ 10 milhões, obtidos por meio de emenda parlamentar de autoria do deputado federal Carlos Henrique Gaguim, para reestruturação das propriedades rurais mediante aquisição de tratores.
Segundo o presidente do Ruraltins, Thiago Dourado, a proposta apresentada contou com todo empenho por parte do governador Mauro Carlesse com a bancada federal, por entender que muitos produtores não têm condições de adquirir maquinário para auxiliá-lo em suas atividades agrícolas, o que torna o processo produtivo mais lento e com poucos resultados efetivos.
“Diante dessa carência de mecanização no campo, que acaba sendo um fator limitante para o aumento da produtividade, apresentamos essa proposta para aquisição de 64 tratores, que foi prontamente atendida pelo Governador e viabilizada pelo deputado Carlos Gaguim para beneficiarmos os municípios do Estado, no próximo ano. Só temos a agradecer pela destinação do recurso que vem para aliviar o trabalho dos produtores rurais” avaliou o gestor do Ruraltins. avalia o gestor do Ruraltins.
Resultados
O projeto alcançará 1.280 produtores rurais e espera, com a utilização dos tratores, um aumento na produtividade das propriedades rurais atendidas, contribuindo para melhorar a qualidade de vida desses agricultores por meio da diversificação da produção e incremento em sua renda.