O Ministério da Saúde prorrogou até amanhã, dia 30 de junho, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, em todo o país. A terceira e última fase teve início no dia 11 de maio, com prioridade aos grupos formados por pessoas com deficiência, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, professores e pessoas de 55 a 59 anos de idade. A Secretaria Municipal da Saúde de Porto Nacional, através das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), continua atendendo o grupo prioritário da Campanha.
Para esta vacinação específica, as mulheres no período de até 45 dias após o parto devem apresentar documento que comprove o puerpério (certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros).
Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município, incluindo Luzimangues, estarão atendendo de segunda a sexta-feira, das 7h às 17 horas. Já os Distritos de Escola Brasil e Nova Pinheirópolis disponibilizarão a imunização todas as quintas-feiras nesses mesmos horários.
A escolha dos grupos prioritários para a vacinação contra a gripe segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.
Conheça as fases e os públicos prioritários da Campanha
Fases da Campanha |
Público-alvo |
1ª fase (a partir de 23 de março) |
- Idosos com 60 anos ou mais de idade - Trabalhadores da saúde |
2ª fase (a partir de 16 abril) |
- Membros das forças de segurança e salvamento - Pessoas com doenças crônicas ou condições clínicas especiais - Caminhoneiros, profissionais de transporte coletivo (motoristas e cobradores) e portuários - Povos indígenas - Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas - População privada de liberdade - Funcionários do sistema prisional |
3ª fase (de 11 de maio a 5 de junho) |
- Pessoas com deficiência - Professores - Crianças de 6 meses a menores de 6 anos - Gestantes - Mães no pós-parto aé 45 dias - Pessoas de 55 anos a 59 anos de idade |
Primeira fase
Em Porto Nacional, de uma população idosa com 4.401 pessoas, 4.328 foram vacinadas. Uma cobertura de 98,34%. Os profissionais da saúde que somam no total 1.552 pessoas, foram imunizadas 1.133. Uma cobertura de 73%.
Segunda fase
Cerca de 600 pessoas do grupo prioritário foram vacinadas no Município, conforme dados da Secretaria Municipal da Saúde.
Casos de Influenza no Brasil
O Ministério da Saúde mantém a vigilância da influenza no Brasil, por meio da vigilância sentinela de Síndrome Gripal (SG) e de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em pacientes hospitalizados. São 200 unidades distribuídas em todas as regiões geográficas do País e tem como objetivo principal identificar os vírus respiratórios circulantes, e permitir o monitoramento da demanda de atendimento dos casos hospitalizados e óbitos.
Em 2020, até o dia 5 de maio, foram registrados 2.137 casos de SRAG hospitalizados por influenza (gripe) em todo o país, com 180 mortes. Do total de casos que já tiveram a subtipagem identificada, 517 foram casos de influenza A (H1N1), com 75 óbitos; 53 casos e 10 óbitos por influenza A (H3N2), 326 de influenza A não subtipado, com 47 mortes; e 440 casos e 48 óbitos por influenza B.
Sarampo
Junto com a vacinação contra a Gripe, a Secretaria de Saúde de Porto Nacional segue ofertando também a vacina contra o Sarampo para crianças de 06 a 11 meses de vida. Para isso faz um chamamento a todos os pais ou responsáveis que tem menores nessa faixa etária, que levem essas crianças para serem imunizadas.