Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

PEC que adia as eleições para 15 de novembro teve tramitação acelerada

PEC que adia as eleições para 15 de novembro teve tramitação acelerada Foto: Divulgação

Foto: Divulgação PEC que adia as eleições para 15 de novembro teve tramitação acelerada  PEC que adia as eleições para 15 de novembro teve tramitação acelerada

O Congresso Nacional promulga nesta quinta-feira (2), às 10h, a Emenda Constitucional 107, decorrente da PEC 18/2020, que adia as eleições municipais de outubro para novembro deste ano. A sessão de promulgação será no Plenário do Senado da República.

A PEC foi aprovada na Câmara dos Deputados na noite desta última quarta-feira. Iniciada no Senado, a proposta determina que os dois turnos eleitorais, inicialmente previstos para os dias 4 e 25 de outubro, serão realizados nos dias 15 e 29 de novembro. Por meio de uma emenda de redação, os deputados definiram que caberá ao Congresso decidir sobre o adiamento das eleições por um período ainda maior nas cidades com muitos casos da doença.

A proposta, de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), também estabelece novas datas para outras etapas do processo eleitoral de 2020, como registro de candidaturas e início da propaganda eleitoral gratuita. Não haverá, porém, prorrogação dos atuais mandatos. A data da posse dos eleitos permanece em 1º de janeiro de 2021.

Para o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, prevaleceu o entendimento no Congresso, “dialogando com o TSE, a comunidade científica, prefeitos e vereadores”. Relator da matéria no Senado, o senador Weverton (PDT-MA) reforçou que o motivo principal do adiamento das eleições é salvar vidas, evitando mais contágio da covid-19. (Agência Senado)