O Governo do Tocantins e o Consórcio Energisa têm uma preocupação médio e a longo prazo em garantir o fornecimento de energia para a região Turística do Jalapão. Em atendimento à solicitação da empresa, o secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, entregou nesta terça-feira, 1º de setembro, ao diretor de relações institucionais Alankardek Moreira, relatório sobre os projetos de infraestrutura rodoviária e aeroviária, expansão turística, expansão da rede de Internet e perspectiva de crescimento demográfico para os próximos 10 anos.
“Com esse trabalho, nós já estamos prevendo as cargas da região para os próximos anos”, explicou o diretor da Energisa, ao reiterar que uma das preocupações deste trabalho é garantir o fornecimento de energia para o Jalapão a médio e longo prazos.
“Hoje, nós já temos uma condição favorável de atendimento, inclusive vamos inaugurar um gerador em São Félix”, lembrou. Moreira também informou que há um trabalho integrado entre empresas junto ao Ministério de Minas e Energia para a instalação de um ponto de rede básica na região da Garganta, próximo ao município de Formosa do Rio Preto (BA). “Essa subestação de rede básica vai permitir o atendimento ao crescimento da carga, seja o turismo, a agricultura ou outros empreendimentos do Jalapão”, concluiu.
“Consideramos este pedido como uma prioridade a ser atendida e destacamos a parceria da Energisa e sua preocupação em nos auxiliar neste momento de crescimento do turismo, dando suporte para o desenvolvimento das iniciativas turísticas e dos demais setores da economia”, pontuou o secretário Tom Lyra ao explicar que as orientações do governador Mauro Carlesse apontam para um planejamento de investimentos para a ampliação da capacidade energética da região do Jalapão.
Também participou da reunião a superintendente do Desenvolvimento do Turismo, Maria Antônia Valadares.