Com o objetivo de fortalecer as ações de qualificação e ensino e o combate à corrupção, o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por iniciativa do ministro André Mendonça, ofertou vagas aos Estados da Federação para participarem do curso de mestrado Estratégias Anticorrupción y Política de Integridad, ministrado pela Universidad de Salamanca, na Espanha, onde o ministro também leciona. Para assegurar a participação de policiais civis do Tocantins, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-TO) e a Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto) firmaram parceria nessa terça-feira, 15.
Na parceria, a Fieto auxiliará no custeio da matrícula dos dois policiais civis do Tocantins que vão participar por 11 meses do curso. À Segurança Pública coube a dispensa dos policiais sem prejuízo da remuneração que recebem e o pagamento das passagens aéreas. Foram contemplados com o benefício o delegado de Polícia Emerson de Moura e a perita oficial Valéria Viana Barbosa.
Para o secretário Cristiano Barbosa Sampaio, as ações de capacitação e o combate à corrupção são duas pautas importantes para a segurança pública. As parcerias que estamos firmando com o Ministério da Justiça e com a Fieto para viabilizar a realização desse mestrado são essenciais para alcançar os objetivos estabelecidos no Plano Estadual de Segurança Pública (PESSE).
O presidente da Fieto, Roberto Magno Martins Pires, ressaltou o grande potencial de desenvolvimento econômico do Tocantins e afirmou que zelar pela transparência na Gestão pública é um pilar fundamental para criar cada vez mais um ambiente favorável ao empreendedorismo. Por isso, disse ele, “a Fieto apoia a iniciativa de capacitar a equipe técnica sobre o tema Anticorrupção, acreditando que a ação trará benefícios ao setor econômico e industrial do Estado”.