Em reunião ordinária do Conselho Nacional de Juventude, em Brasília-DF, o tocantinense Gustavo Gama foi reeleito secretário geral do Conselho Nacional de Juventude na tarde desta última quinta-feira, 17 de dezembro.
Gustavo Gama foi o primeiro tocantinense a ocupar o cargo que garante representatividade para o Tocantins nos debates nacionais.
O Conselho Nacional da Juventude, que representa mais de 50 milhões de jovens Brasileiros, é um órgão consultivo e autônomo da República Federativa do Brasil para temática da juventude e foi criado em 2005 pela Lei Federal 11.129, que também instituiu a Secretaria Nacional da Juventude e o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem). O Conselho, regulamentado pelo Decreto Federal 10.069 de 2019, reúne algumas das principais organizações juvenis do País, além da representação de ministérios do Governo Federal.
Entre as atribuições do Conselho, está a de formular e propor diretrizes da ação governamental voltadas à promoção de políticas públicas de juventude, desenvolver estudos e pesquisas sobre a realidade socioeconômica dos jovens, articular, engajar e mobilizar redes, organizações e promover o intercâmbio entre as organizações juvenis nacionais e internacionais.
No ano de 2020 diversos projetos chegaram ao Tocantins através da atuação do secretário geral, entre eles está a maior pesquisa na temática de juventude no País, que ouviu mais de 33 mil jovens, intitulada “Juventudes e a pandemia do coronavírus”. Na modalidade local da pesquisa foi construído um diagnóstico da situação dos jovens tocantinenses em meio da pandemia.
Outro importante projeto foi o “Juventude Empreendedora” que capacitou mais de 10 mil jovens em todo o País e no Tocantins contou com a adesão de mais de 53 municípios e do Governo do Estado.
Gustavo Gama ainda atuou na manutenção dos convênios dos Espaços 4.0 no Tocantins, que são centros de capacitação profissional, coordenou o “Pacto pela Juventude” amplamente difundido no Tocantins que contou com a adesão de diversos candidatos a vereador e prefeito, se comprometendo com a política pública de juventude. Recentemente foi lançado no Tocantins com o apoio do Governo do Estado a campanha “Ela faz História” uma iniciativa da Aliança Empreendedora, Facebook e Conselho Nacional de Juventude, que visa capacitar mais de 2 mil mulheres no Estado Tocantins.
Além da eleição do secretário Gustavo Gama, o diretor de Políticas Públicas de Juventude do Estado do Tocantins foi reconduzido na Comissão de Políticas e Programas do Conselho Nacional de Juventude.