A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) influência parte da costa norte do Brasil e favorece a formação de muitas áreas de instabilidade em estados do Norte e Nordeste. A configuração de ventos em diferentes níveis da atmosfera também está favorecendo a formação de nuvens bastante pesadas entre o Norte e parte do Nordeste.
Nesta última quarta-feira, 17, as nuvens carregadas se espalharam por boa parte do Maranhão, Piauí, Ceará, Rondônia e Amazonas e já choveu forte em algumas cidades. De acordo com dados do CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, no período entre meio dia e 15h de hoje, 17 de fevereiro, foram registrados na estação Inês na cidade de Pirapemas (MA), aproximadamente 50 milímetros.
Na cidade maranhense de Turilândia, a estação do centro registrou neste mesmo período de horas, 47 milímetros e a estação Jacauna, no Ceará, acumulou 36 milímetros.
Altos volumes de chuva estão sendo observados também em alguns estados da Região Norte. No período entre 12 e 15h, foram acumulados 64 milímetros em Porto Nacional, no Tocantins.
No Amazonas, a cidade de Apuí, registrou no período entre 10h da manhã e 15h desta quarta-feira, 45,3 milímetros de chuva.
Mais chuva na quinta-feira
Nesta quinta-feira, a circulação de ventos em vários níveis da atmosfera favorecerá as condições para mais chuva para boa parte do Piauí, Maranhão, Bahia, Tocantins e Pará. Há alerta para o risco de temporais.
Na Paraíba, no Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, norte da Bahia, interior de Sergipe e do Ceará e leste do Piauí, o tempo segue firme e seco. No litoral entre Ilhéus e Salvador e no litoral do Ceará, o sol aparece entre poucas nuvens, faz calor e chove rápido.
Nas demais áreas, o sol aparece, faz calor e ocorrem pancadas de chuva de moderada a forte intensidade com raios e rajadas de vento.