A Prefeitura de Araguaína iniciou o cronograma de testagem da Covid-19 da população de Araguaína. Nesta terça-feira, 23, e quarta-feira, 24, os testes serão realizados entre os profissionais mototaxistas e taxistas de Araguaína. O objetivo do Município é alcançar o maior número de pessoas para avaliar o índice de contaminação na cidade, principalmente na identificação de casos assintomáticos.
Os testes começaram no dia 17 de março entre servidores municipais como administrativos, agentes de trânsito e profissionais da Educação. Motoristas de táxi, mototaxistas, policiais civis, profissionais dos cartórios, agências bancárias e casas lotéricas, passageiros e funcionários das agências de turismo do Terminal Rodoviário de Araguaína também estão passando pela testagem.
“Estamos realizando o teste rápido com o resultado em 15 minutos. Essa ação nos dará uma noção da quantidade de pessoas que podem estar com os vírus e não apresentam sintomas, o que nos dará uma noção da transmissão real da doença no Município”, explicou o superintendente da Vigilância Sanitária do Município, Eduardo Freitas.
A expectativa da Secretaria Municipal da Saúde é realizar a testagem em mais de 10 mil pessoas. Os testes são realizados em locais, dias e horários diferentes divididos por categoria de profissionais.
Taxistas e mototaxistas
A coleta de sangue para o teste entre os mototaxistas e
taxistas está sendo feita na AABB (Associação Atlética do Banco do Brasil), das
8 às 17h30. A previsão do Município é de que sejam testados 495 mototaxistas e
280 taxistas.
“Uma iniciativa muito positiva da Prefeitura em disponibilizar essa testagem
para mais pessoas, eu mesmo já tinha feito no ano passado e inclusive deu
positivo e foi bom realizar de novo o teste e agora receber o resultado
negativo”, destacou o mototaxista Mizael Arruda dos Reis.
Servidores da Rede Municipal
A testagem de professores e outros servidores das escolas e creches da Rede de Ensino do Município começou na segunda-feira, 22, e termina nessa quarta-feira, 24. Vão passar pelo teste mais de 2.800 servidores da Educação.
A professora Genielle Silva Vasconcelos foi uma das que passou pelo teste pela primeira vez. “Excelente iniciativa da Prefeitura porque nos traz oportunidade de saber se estamos com a doença mesmo sem sintomas e assim garantir a prevenção da família e de todos à nossa volta".