Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

As inscrições para o Curso de Extensão em Gestão e Planejamento em Saúde Pública (GPS), promovido pelo projeto Central QualiTOPAMA – Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde, Fortalecimento e Organização da Rede de Saúde Interfederativa (Rede Topama), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), estão abertas e podem ser feitas por meio do link https://palmas.uft.edu.br/sisma/plataformaevento/gestao-e-planejamento-em-saude-publica. A formação é destinada a servidores públicos dos 30 municípios atendidos pelas cidades-polo de Marabá (PA), Araguaína (TO) e Imperatriz (MA).

O curso somará 40 horas distribuídas em atividades presenciais e remotas, realizadas por meio da plataforma Moodle. Durante o curso serão abordados os Sistemas Locais de Saúde, os Sistemas de Atenção à Saúde e as Redes de Atenção à Saúde. A capacitação também abordará a importância destes sistemas para a construção de políticas públicas de saúde. Durante os encontros haverá espaço para discussão sobre os agravos que se destacam na região denominada Topama e sua incidência e prevalência.

O curso acontece em duas etapas. Na primeira etapa, os encontros presenciais serão realizados em Marabá (PA): 26/11 (noite) e 27/11 (manhã e tarde), Araguaína (TO): 3/12 (noite) e 4/12 (manhã e tarde) e Imperatriz/MA: 3/12 (noite) e 4/12 (manhã e tarde). Na segunda etapa, nas três cidades-pólo, os cursos acontecem nos dias 4 e 5 de fevereiro de 2022.

Rede Topama

A Rede de Saúde Interfederativa da Mesorregião do Bico do Papagaio - Rede Topama - está situada em uma região de fronteira estadual na Amazônia Legal, abrangendo 110 municípios, sendo 65 no Norte do Tocantins, 22 no Sudeste do Pará e 23 Sudoeste do Maranhão. Com o objetivo de oferecer maior abrangência, por questões logísticas, o projeto inicial com 30 municípios tem como polos regionais as cidades de Araguaína/TO, Marabá/PA e Imperatriz/MA, locais onde se concentram os maiores números de atendimentos e pessoas à procura dos serviços de saúde.

O Projeto é desenvolvido pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) em coparceria com a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), apoio da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) e chancelado pelo Ministério da Saúde (MS).

Municípios atendidos

Os 30 municípios contemplados pelo projeto piloto da Central QualiTopama são: Araguatins, Augustinópolis, Darcinópolis, Luzinópolis, Tocantinópolis, Ananás, Angico, Araguanã, Piraquê, Aragominas, Araguaína, Carmolândia, Santa Fé do Araguaia e Wanderlândia situados no Estado do Tocantins. Do Estado do Pará são: Itupiranga, Marabá, Dom Eliseu, Rondon do Pará, Brejo Grande do Araguaia, Bom Jesus do Tocantins e São Domingos do Araguaia. E do Estado do Maranhão: Açailândia, Itinga do Maranhão, Imperatriz, Amarante, Campestre do Maranhão, Davinópolis, Estreito, João Lisboa e Porto Franco.