Quem é morador de Porto Nacional e região já deve ter ouvido falar do Padre Luso, figura histórica do catolicismo na cidade. Como forma de agradecimento ao sacerdote por sua bondade e virtudes e em prol do processo de beatificação, a Diocese de Porto Nacional, em parceria com o Sebrae Tocantins e Prefeitura Municipal por meio da Secretaria da Cultura e Turismo, estão promovendo a 2ª Romaria de Padre Luso, de 31 de julho a 3 de agosto. A programação do evento ocorrerá na Igreja São Judas Tadeu e conta com missas, rezas, quermesses, leilões e muito mais.
As visitas ao santuário do Padre na Igreja São Judas Tadeu serão ordenadas por curadoras que são guias de turismo e receberam capacitação do Sebrae sobre os conhecimentos a serem passados na visitação.
De acordo com a analista do Sebrae, Milena Lima, em Porto Nacional a cultura e a religiosidade são pontos muito fortes. “Percebemos que o turismo religioso na cidade é algo constante e que deve ser mais bem trabalhado. Acreditamos que a Romaria seja um grande prospector turístico e incluímos no Projeto de Desenvolvimento do Turismo para formatar roteiros e produtos que também abarquem o público religioso”, enfatiza.
Programação (Igreja São Judas Tadeu)
Dia 31/07
18h30 – Reza do Terço Mariano
19h30 – Santa Missa
Quermesse – Leilões
Dia 01/08
18h30 – Reza do Terço Mariano
19h30 - Santa Missa
Quermesse
Dia 02/08
18h30 Terço Mariano e Novena de Santo Antônio
19h30 - Santa Missa
Quermesse
Dia 03/08
6h30 - Alvorada na Porta da Catedral
6h50 – Início da Romaria (saindo da Catedral Nossa Senhora das Mercês até a Igreja São Judas Tadeu
7h20 - Missa Igreja São Judas Tade
08h30 – Café Comunitário
12h - Exposição do Santíssimo
18h30 – Reza do Terço
19h - Benção Solene com o Santíssimo Sacramento
19h30 – Missa