Comprar um carro e mantê-lo são duas coisas bem diferentes. Isso precisa ser levado em conta na hora de escolher o seu próximo modelo.
Para comprar um veículo, seja novo ou usado, o consumidor precisa de uma soma de dinheiro a ser gasta numa única vez. É claro que, para a maioria das pessoas, trata-se de um valor importante e que impacta cada vez mais levando em conta que, de acordo com a lista dos cinco carros mais baratos do Brasil, segundo os sites das montadoras, atualmente não existem unidades 0 km com preços abaixo dos R$ 60 mil.
Ainda assim, com anos de poupança, contratando um crédito ou ainda ganhando o dinheiro por outros motivos (ex. uma herança) a pessoa pode estar em condições de adquirir o modelo desejado.
No entanto, logo depois de ter comprado o carro, começa uma outra história. É que os gastos não acabaram, pelo contrário, só estão começando. Quem é dono de um veículo tem que considerar: combustível, custos de manutenção, impostos e seguro do carro. E, lamentavelmente, com uma inflação que continua a crescer, podemos acabar percebendo que não estamos em condições de manter o carro que compramos.
A regra é simples: não compre apenas o carro que pode pagar hoje, mas aquele que possa manter amanhã. É claro que, na hora de escolher, você irá atender muitos critérios válidos como o espaço do modelo, a sua tecnologia, o desempenho e conforto, etc., mas não esqueça dos custos.
Para isso, não tem outro jeito, é preciso investigar e se manter informado sobre o consumo de combustível; fazer simulação do seguro de carro, e conhecer os valores de reposição das peças, entre outras.
Quais são os carros mais baratos de manter por categoria?
Nessa comparação foram analisados fatores como: valor de compra, custo do seguro, combustível (gasolina e diesel), e custo de manutenção ou revisões de acordo com o estabelecido pelas fábricas para os 15.000 km ou no primeiro ano.
No caso dos hatches compactos, o carro de manutenção mais econômica é o Chevrolet Onix 1.0 MT. O seu principal ponto favorável é o consumo, com 14,74 km/l. Em outros aspectos, como nos custos de revisão, ficou por trás do Hyundai HB20, por exemplo. Já no caso do seguro, os custos mais baratos são para o Fiat Mobi.
Desse jeito, o Onix é seguido pelo Fiat Argo em segundo lugar, o Hyundai HB20 (3°), o Fiat Mobi (4°) e o VW Gol 1.0 no final. A verdade é que a diferença entre uns e outros não é drástica.
Passando para os SUVs compactos, no caso, todos automáticos, o modelo mais barato de se manter é o VW T-Cross 200 TSI. O fator determinante para colocá-lo no primeiro posto foi o valor de revisão pois diretamente têm custo zero. De fato, as três primeiras revisões são de graça.
O segundo lugar no ranking é para a Chevrolet Tracker Turbo, seguida do Honda HR-V LX (3°), a Jeep Renegade Sport (4°) e a Hyundai Creta Action (5°).
Extra: Picapes Mais Baratas de Se Manter