Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Lenito Abreu

Foto: Lenito Abreu

Visando alinhar ações pertinentes a sanidade avícola do Tocantins, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), participará no próximo dia 25, da II Reunião Ordinária do Comitê Estadual de Sanidade Avícola do Estado do Tocantins (Coesa), a ser realizada no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (CREA-TO), em Araguaína.

Segundo a responsável técnica pelo Programa Estadual de Sanidade Avícola da Adapec (PESA) e presidente do COESA, Mariana Teles Cunha, são esperados 40 participantes de todo o Estado. “A nossa expectativa nesse encontro é formalizar a portaria de aves de subsistência, com isso poderemos auxiliar o pequeno produtor na melhoria da sanidade e, consequentemente, na produção de aves, além de poder executar o novo Plano de Vigilância Sanitária”, explica Marina Teles.

O Comitê é composto por responsáveis técnicos de empresas do ramo da avicultura, médicos-veterinários e representantes de órgãos como a Adapec, Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e a Superintendência Federal De Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SFA/TO).

Dentre os assuntos que serão abordados na reunião estão o novo Plano de Vigilância de Influenza Aviária e Doença de Newcastle, descarte de aves, entre outros.