Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com a proposta de disseminar tecnologias sustentáveis voltada para o cultivo de peixes, produção de mel e de hortaliças, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) prepara vitrines agrícolas para receber produtores, técnicos e estudantes da Exposição Agropecuária de Colinas do Tocantins (ExpoColinas) 2022. A exposição começa nesta sexta-feira, 2 de setembro, e segue até o sábado, 10, no Parque de Exposição Noir Inácio Oliveira Newton, em Colinas do Tocantins.

As vitrines demonstrativas estão sendo coordenadas pela recém-criada Delegacia Regional Colinas do Tocantins, que vai disponibilizar técnicos de cada área para demonstrar os cultivos e orientar sobre a instalação e a produção dessas cadeias.

Na área da piscicultura, a vitrine será conduzida pelo engenheiro de pesca Renan Sousa que já desenvolve um trabalho com produtores no município para cultivo de peixes redondos. Neste trabalho o interessado vai ter acesso ao trabalho de assistência técnica do Ruraltins na cadeia produtiva da piscicultura, onde serão apresentados além das vantagens e os benefícios do cultivo de peixes para a região, as facilidades e o apoio do Governo promover a regularização da piscicultura no Estado.

Na condução da vitrine de apicultura, o extensionista rural que atua no desenvolvimento da meliponicultura no Estado, Wandro Cruz, vai apresentar a criação de abelhas nativas (sem ferrão) para a produção de mel. “O objetivo será disseminar novas tecnologias para o produtor rural e outras pessoas interessadas em conhecer os detalhes da produção de mel, que também tem como proposta a preservação ambiental”, explicou.

Já a vitrine sobre o sistema de hidroponia, que consiste no cultivo de vegetais sem a utilização do solo, apenas com água associada aos elementos nutritivos, será por conta do extensionista Felismino Coelho Alves. Nessa unidade demonstrativa serão apresentadas as várias vantagens em relação às formas de cultivo tradicionais, como: crescimento mais rápido; maior produtividade; aumento da proteção contra doenças, pragas e insetos nas plantas; e principalmente, a economia de água em comparação ao cultivo tradicional; possibilidade de plantio fora de época e rápido retorno econômico.

Para o presidente do Ruraltins, Washington Ayres, a participação do órgão de assistência técnica e extensão rural na ExpoColinas foi planejada com vitrines estrategicamente focadas no desenvolvimento de cadeias produtivas para o município de Colinas e Região. “Colinas e região já mostraram que tem forte vocação para a piscicultura, e trazemos também como alternativa sustentável para a agricultura familiar, o cultivo de hortaliças e a meliponicultura, porque são atividades que geram renda e promovem a dignidade da família campo”, concluiu.