Por valorização na carreira e pagamento do reajuste do piso, professores da rede municipal de Colmeia realizaram ato público na tarde desta terça-feira, 6 de setembro. Os professores foram às ruas com faixas e cartazes protestar contra a Prefeitura de Colmeia frente a pauta de reivindicações dos profissionais.
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet) afirma que, desde o mês de janeiro, através da regional de Guaraí, busca dialogar com a gestão municipal sobre os direitos pertinentes à carreira do magistério, mas o prefeito, Joctã José dos Reis não reconhece a pauta da categoria.
“Os professores estão reivindicando direitos respaldados em lei, a gestão só precisa cumprir a lei, pagar o piso é lei, valorizar os profissionais do magistério é lei, e nós sabemos que tem recursos porque o Fundeb é recurso próprio da educação”, disse Iolanda Bastos, presidente do Sintet Regional de Guaraí.
A categoria aprovou o estado de greve no início de agosto devido o prefeito não abrir diálogo formalmente e não atender as reivindicações.