No próximo dia 15 de setembro, quinta-feira, às 17 horas, a Prefeitura de Araguaína entregará para a população a primeira etapa da Via Norte, maior obra de maior obra de sustentabilidade, logística e mobilidade urbana do Tocantins. O trecho que será inaugurado tem 1,5 km de extensão e liga a Avenida Cônego João Lima à Avenida Castelo Branco. A Via Norte faz parte do Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína, financiado pelo CAF - Banco de Desenvolvimento da América Latina e com um investimento em torno de R$ 44 milhões.
O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, destaca que a Via Norte vai transformar para sempre a cidade. “Essa obra será uma referência em infraestrutura de trânsito para todo o Tocantins e com certeza será uma impulsionadora do desenvolvimento do nosso município nos próximos anos, tanto nos investimentos públicos, quanto no privado”.
Mais mobilidade urbana
Um dos maiores impactos da Via Norte será na mobilidade urbana e logística de Araguaína. A avenida irá concentrar o fluxo de veículos dos bairros até o Centro no sentido de norte a sul com duas pistas de sete metros de largura cada uma.
O presidente da ASTT (Agência de Segurança, Transporte e Trânsito), Diogo Esteves, ressalta também que importantes ruas e avenidas que faziam a função de ligação dos bairros ao Centro, como a Rua Alfredo Nasser e Avenida Neblina, terão o fluxo reduzido com a Via Norte.
“Os condutores terão mais opções de vias para se deslocar. As novas avenidas estão organizadas, bem-sinalizadas e com certeza vão tornar o trânsito mais fluído, sem estrangulamentos. Temos a expectativa que todo esse investimento também reduza o número de acidentes de trânsito”, informou o presidente.
Planejando com estratégia
A Via Norte foi planejada para ser uma via expressa de trânsito de fluxo rápido de ligação e não terá conversões à esquerda. Esse primeiro trecho contará com quatro retornos: dois para voltar sentido Castelo Branco, um para voltar no sentido da Avenida Marginal Neblina e o retorno no final do trecho na Avenida Castelo Branco. E para manter o fluxo de veículos rápido, a Via Norte não terá estacionamento em nenhum dos lados.
Mais uma opção
O secretário da Infraestrutura, Frederico Prado, lembra que um dos maiores desafios da obra foi construir a Via Norte por cima do córrego Neblina e parte do Canindé. E reforça que outras obras estão em andamento para fazer parte do novo fluxo de trânsito proporcionado pela Via Norte. “Já iniciamos as obras de extensão da Avenida Campos Elísios até a BR-153. A partir da Via Norte, os veículos poderão seguir até a rodovia em mais uma opção de trânsito”.
Mobilidade para todos
Todas as calçadas da Via Norte são acessíveis nas duas margens e contam com rampas de acesso e piso tátil. Todo o primeiro trecho da via já recebeu iluminação, sinalização vertical e horizontal.
A avenida também contará com uma ciclofaixa em toda a sua extensão. O trecho com canteiro central foi sinalizado, já nos trechos onde a via está dividida por um zebrado e tachões, a ciclofaixa se mantém do lado direito da pista sentido Avenida Castelo Branco.
Também está em andamento o projeto de extensão da ciclofaixa existente da Avenida Marginal Neblina, continuando a partir da Avenida José de Brito até a Avenida Cônego João Lima, fazendo assim um percurso com aproximadamente 3,5 quilômetros de faixa exclusiva aos ciclistas, saindo da Avenida Filadélfia até o Parque Cimba
Tudo concluído
Iniciada em julho de 2020, a primeira etapa está com os serviços de drenagem, terraplanagem, implantação de bacia de detenção concluídos, além de toda a canalização do córrego Canindé e a pavimentação com 5.000 metros quadrados de CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente).
Segunda etapa
As obras do segundo trecho da Via Norte estão em andamento e com previsão de entrega até o final de 2022. Com 5,2 quilômetros de extensão, a etapa fará a ligação da Avenida Castelo Branco com a Rua Dois de Julho e segue pelo Setor Araguaína Sul até a Avenida Palmas, no Costa Esmeralda.
A obra já conta com 29% da pavimentação e 27% do total de rede de drenagem implantados. O investimento será na ordem de R$ 15,3 milhões, custeados pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional, com contrapartida da Prefeitura de Araguaína.
Na sua totalidade, a Via Norte terá 9,3 quilômetros de extensão e ligará o centro da cidade a 14 bairros, contribuindo para desafogar o trânsito de Araguaína. A obra faz parte do projeto Águas de Araguaína, que contempla bacias de detenção, ainda resolverá o problema dos alagamentos nos córregos que cruzam o centro da cidade, totalizando um investimento de mais de R$ 350 milhões.