A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) abriu, nessa quarta-feira, 22, as inscrições para os profissionais e estudantes de jornalismo concorrerem ao prêmio “Esmat de Jornalismo 2023”. Com premiação totalizada em R$ 55.500,00 (cinquenta e cinco mil e quinhentos reais), os interessados em participar poderão se inscrever até o dia 9 de outubro.
Sobre os temas
Podem concorrer ao prêmio os trabalhos (matérias, reportagens, série de reportagens, fotografias) produzidos no Estado do Tocantins e veiculados, no período de 25 de janeiro de 2023 a 9 de outubro de 2023, em qualquer cidade do estado do Tocantins ou nacionalmente
O conteúdo dos trabalhos deve ter como tema as ações em defesa da construção da justiça social, da promoção dos direitos humanos e da melhoria da prestação jurisdicional, no âmbito do Judiciário Tocantinense, dentro das seguintes perspectivas:
· Acesso do Cidadão ao Judiciário e Defesa da Democracia;
· Defesa dos Direitos Humanos e da Liberdade de Expressão;
· Combate ao Desvio de Recursos Públicos e à Corrupção;
· Garantia da Transparência de Informações de Interesse Público e da Segurança de Dados;
· Acesso à Justiça e Efetividade das Decisões Judiciais;
· Questões Ambientais, Agrários e Fundiários, Promoção da Sustentabilidade, e Garantia dos Direitos à Natureza;
· Soluções para Melhoria da Prestação Jurisdicional.
Será premiado o trabalho com melhor nota entre todos os trabalhos inscritos em sua respectiva categoria. O Poder Judiciário do Estado do Tocantins concederá certificados e prêmios em dinheiro (em moeda nacional) aos vencedores de cada categoria, em valores líquidos.
Categorias
Os participantes podem concorrer em seis categorias, sendo cinco voltadas para profissionais de jornalismo, e uma voltada aos estudantes de Comunicação Social. Sendo elas: Telejornalismo, Webjornalismo, Radiojornalismo, Fotojornalismo, Jornalismo impresso e Acadêmico.