A Defesa Civil Estadual e o 3º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Gurupi, participaram nessa quarta-feira, 22, do lançamento do Plano de Ação de Combate às Queimadas do município de Talismã. O documento foi elaborado pela Prefeitura da cidade seguindo as orientações do órgão estadual.
O Plano de Ação de Combate às Queimadas é a cartilha que a cidade vai seguir durante o período de estiagem, quando os incêndios florestais começarem a surgir e houver a necessidade de executar a extinção das das chamas.
A cerimônia em Talismã contou também com a presença dos agentes das Defesas Civis Municipais de Peixe, Figueirópolis e Alvorada, todos da região sul do Tocantins. Além de uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Porangatu, cidade do norte goiano.
Representando a Defesa Civil Estadual, o major Benvindo Pinto de Queiroz, diretor-executivo do órgão, reforçou junto aos representantes dos municípios presentes a importância do Termo de Cooperação Técnica para capacitação das brigadas de incêndio florestais, que tem prazo aberto até o dia 28 de abril, para que seja firmada a parceria entre todos os municípios interessados.
Segundo o major Benvindo, “a Brigada de Combate a Incêndio Florestal permite a atuação no combate aos incêndios florestais, principalmente nas fases iniciais, evitando a propagação das chamas e aumentando a capacidade de resposta, reduzindo os danos e prejuízos advindos do incêndio”.