A Prefeitura de Dianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizaram a 7ª edição da Conferência Municipal da Criança e do Adolescente nesta quarta-feira, 22. O evento reuniu diversas autoridades e representantes de órgãos que atuam na proteção e defesa da juventude.
Os debates ficaram em torno do tema: a situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade.
A conferência foi realizada no auditório do IFTO campus Dianópolis. O objetivo é promover ampla mobilização social nas esferas municipal, para refletir e avaliar os reflexos da pandemia da covid-19 na vida das crianças, adolescentes e suas famílias, bem como, na construção de propostas de ações e políticas públicas que garantam os seus direitos no contexto pandêmico e pós-pandemia.
(Walber Cardoso)Desafios e fortalecimento de políticas públicas
O evento contou com a participação do prefeito José Salomão, durante seu pronunciamento, reforçou que a gestão sempre adotou mecanismos que buscam fortalecer as políticas públicas e enfrentar os desafios.
“Reativamos os telecentros comunitários, retomamos a escolinha de iniciação esportiva, fomentamos o projeto da AABB comunidade, a fim de zelar as crianças e jovens que são o futuro do país. A discussão de políticas públicas para os jovens é uma necessidade básica para melhoria de condição e acesso ao meio social”, ressaltou o Prefeito.
Proteger e defender as nossas crianças e jovens
A secretária da Semas, Miralice Cordeiro Bezerra, afirmou que as políticas públicas necessitam de amplo debate social na proteção dos direitos e garantias legais da nossa juventude.
“Precisamos proteger e ter coragem em denunciar casos de abuso e violação dos direitos da criança e do adolescente. São nessas discussões que fortalecemos a rede de proteção, pois essa é uma oportunidade de os jovens falarem e serem ouvidos”, pontuou a Secretária.
Além do Prefeito e da Secretária, a mesa de honra contou com a presença da presidente do CMDCA, Maria Assunção Cardoso, da representante do Conselho Tutelar, Ana Claudia Evangelista e do jovem Alexandre Pereira Fernandes.
Ainda no evento, palestras voltadas para proteção e direitos da criança e adolescente foram ministradas pelo 2º sargento do 11º BPM da Polícia Militar, Walner Pereira Máximo e pela conselheira dos direitos da criança e do adolescente, Lessa Silva.
Debates
Sob o tema principal, os participantes foram divididos em grupos para discutirem os cinco eixos da conferência. Com isso, foram definidas e aprovadas em plenária, propostas para uma discussão mais ampla na Conferência Estadual e, posteriormente, na Conferência Nacional da Criança e do Adolescente.
Além disso, foram escolhidos os delegados para a Conferência Estadual que será realizada em Palmas, com data ainda a ser divulgada.