Profissionais graduados nas mais diversas áreas do conhecimento agora podem contar com uma nova opção de pós-graduação interdisciplinar oferecida de forma totalmente gratuita pela Universidade Federal do Tocantins: até o dia 30 de junho, estão abertas as inscrições para a primeira turma do curso de especialização lato sensu em Estudos Latino-Americanos e Territorialidades. O edital do processo seletivo de alunos foi publicado nessa segunda-feira, 5.
O curso, que teve sua criação aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) na reunião ordinária do dia 23 de maio, é uma iniciativa de professoras e professores do Grupo de Estudos Globais e América Latina (Gegal), do Grupo de Pesquisa Mulheres na Arquitetura e no Urbanismo (GPMau), do Projeto de Extensão Direito e Gênero, e do Observatório Governança e Desenvolvimento Regional da UFT. À frente da coordenação estão a professora Fabiana Scoleso, como titular, e a professora Patrícia Orfila, como coordenadora adjunta.
"É de fundamental importância fortalecer em nossa Universidade as Ciências Humanas e Sociais. A teoria crítica por elas impulsionada aponta para as inerentes contradições do sistema e a necessidade de pensar a vida, as causas ambientais, as comunidades e povos tradicionais, os mundos do trabalho, o direito à cidade, a luta pela terra e a diversidade com o mesmo nível de importância das outras ciências. [...] Temos orgulho em ofertar um curso com essas características e que cumpre com o seu papel social, efetiva o território do conhecimento que é o campus universitário e ajuda, ainda que de forma inicial, no diálogo com pesquisadoras e pesquisadores latino-americanos e caribenhos, internacionalizando a UFT e a colocando em convergência com os debates políticos, sociais, econômicos e institucionais do Sul Global", sublinhou a professora Fabiana Scoleso no ato de aprovação do curso no Consepe.
De acordo com o projeto pedagógico, a proposta desta pós-graduação é voltada para "pensar a América Latina em suas contradições e complexidades". "[...] Pesquisar, debater, analisar, documentar e sistematizar o pensamento a partir do Sul Global são formas de reconstruir a imensa quantidade de conhecimento existente no nosso continente e buscar a síntese, as teorias, as novas epistemologias na e da América Latina", afirma o texto. Assim, o projeto surge "em perspectiva emancipadora e transformadora, valorizando a Educação, sobretudo a educação popular, procurando superar as narrativas que estabeleceram a Europa como centro do conhecimento e a América como continente de culturas pouco sofisticadas, que ansiava pelo racionalismo do Velho Mundo e seu exercício de controle sobre os corpos, culturas e territorialidades e espacialidades: a colonização." Em consonância com esta perspectiva, a nova pós-graduação lato sensu "se volta para a formação e atualização de profissionais que vão além das demandas neoliberais e que buscam promover o pensamento crítico em seus espaços de atuação, exercendo protagonismo social e liderança solidária para influir nas carências sociais, defender os direitos humanos e fundamentais e construir uma relação mais justa com a sociedade e com o meio ambiente".
Com carga horária total de 360 horas, incluindo prazo para elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na forma de artigo científico, a especialização será realizada na modalidade presencial, no Campus de Palmas. As aulas ocorrerão aos sábados, de manhã e à tarde, no período de agosto de 2023 a dezembro de 2024. São disponibilizadas 40 vagas para esta primeira turma, e o processo seletivo será feito por meio de análise de currículo e carta de intenção redigida pelos candidatos. Mais informações podem ser obtidas no edital.