Nos últimos meses, engenheiros da Prefeitura de Guaraí estiveram realizando visitas in loco na Praia da Balsa - uma ilha localizada na região da Beira do Rio, na divisa do território guaraiense - com o objetivo de coletar informações para elaboração do projeto civil e elétrico, bem como o registro de licenças ambientais e regularização nos órgãos competentes. Contudo, o atraso da formação completa da faixa de areia na ilha, acabou prejudicando todo o planejamento técnico para a regularização da praia.
O que diz o engenheiro civil
“Para o início do projeto ambiental, licenças e regularização, é necessário o projeto civil e elétrico. Para isso, é essencial visualizar a faixa de areia completa, onde será instalado a estrutura da praia. Contudo, devido a não formação da faixa de areia com tempo hábil, se torna inviável os investimentos no local”, explica o engenheiro civil Alexandre Moreira.
O que diz a engenheira ambiental
“Há dois meses, estamos na expectativa do surgimento completo da faixa de areia, no entanto, infelizmente não surgiu como esperado. Por isso, o atraso da formação completa da faixa de areia na ilha, prejudicou a elaboração de todos esses projetos essenciais para regularização da praia no Naturatins, na Superintendência do Patrimônio da União em Tocantins (SPU/TO) e Marinha”, reitera a engenheira ambiental Marina Ribeiro.
Localização
A Praia da Balsa é uma ilha próximo da travessia entre os municípios de Guaraí e Itapiratins, no Rio Tocantins. O acesso é pela rodovia estadual TO-431, 60 km de Guaraí.