De janeiro a junho desse ano, o Projeto Nossa Energia realizou 35 ações em 29 cidades do estado. Nestes eventos, os tocantinenses tiveram acesso a ações culturais, oficinas, palestras educacionais e troca de 31 mil lâmpadas por LED, que são mais econômicas e eficientes. A previsão é que, até o fim do ano, mais 30 cidades do Tocantins recebam o projeto e 66 mil lâmpadas sejam substitui dadas de forma gratuita para a população. O projeto Nossa Energia é uma Programa de Eficiência Energética (PEE), que é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e desenvolvido pela Energisa no Tocantins. Para todo o ano de 2023 a previsão de investimentos no projeto é de R$ 4,5 milhões de reais.
Os caminhões do PEE já visitaram Aguiarnópolis, Angico, Araguaína (loteamento Fátima e Novo Horizonte), Aurora do Tocantins, Barra do Ouro, Barrolândia, Buriti do Tocantins, Carmolândia, Centenário, Dianópolis, Filadélfia, Guaraí, Gurupi, Ipueiras, Lagoa da Confusão, Miracema do Tocantins, Monte do Carmo, Oliveira de Fátima, Palmas (Santa Fé/Caroline Campelo, Taquaruçu, Taquaruçu Grande, 1.304 Sul e a Agrotins), Pedro Afonso, Pequizeiro, Pindorama do Tocantins, Pium, Porto Alegre do Tocantins, Pugmil, Recursolândia, Santa Tereza do Tocantins, Santa Terezinha do Tocantins e Taguatinga.
O analista de eficiência energética da Energisa, Domingos Júnior, destaca a importância do projeto, enfatizando seus benefícios para a sociedade. "O Programa de Eficiência Energética da Energisa vai muito além de promover economia de energia. Ele também tem um impacto significativo na sustentabilidade, incentivando a redução do consumo, o uso eficiente dos recursos energéticos e a conscientização da população sobre a importância de preservar o nosso meio ambiente", ressalta Júnior.
Além das ações voltadas para a eficiência energética, a Energisa também investiu 350 mil reais em eventos culturais no Tocantins. Oficinas foram realizadas nas cidades de Palmas, Araguaína e Gurupi, proporcionando oportunidades de aprendizado e expressão artística para a comunidade. Além disso, a Orquestra do Tocantins se apresentou em Arraias, Araguatins, Porto Nacional e Natividade, levando música e cultura para diversas regiões do estado.
A concessionária também tem se destacado no voluntariado, disponibilizando 120 horas de serviço dos seus colaboradores para ações junto a Organizações Não Governamentais (ONGs) e diretamente nas comunidades mais vulnerabilizadas.
Voluntariado
Daniele Souza dos Santos, assistente administrativa da Energisa, é uma das voluntárias engajadas no projeto de voluntariado da empresa. Para ela, dedicar seu tempo em prol daqueles que mais precisam é uma atividade de extrema importância. "A empresa nos oferece a oportunidade de trabalhar em conjunto com a comunidade, e isso é muito significativo. Poder contribuir de alguma forma com o próximo, com total apoio do local em que trabalhamos, é uma experiência gratificante", afirma Daniele.
Por meio do projeto de voluntariado da Energisa, colaboradores como Daniele têm a chance de realizar ações solidárias e causar impacto positivo na comunidade. A iniciativa reforça o compromisso da Energisa em ir além do fornecimento de energia elétrica, buscando também promover desenvolvimento social e melhorar a qualidade de vida das pessoas.