Impulsionado pelo uso das novas tecnologias, o Governo do Tocantins investe em ferramentas para transformar a rotina dos servidores, abandonando práticas antiquadas e reduzindo o uso de papel. A Secretaria de Estado da Administração (Secad) tem adotado ideias que auxiliam na melhoria da gestão de pessoas e na participação do cidadão na administração pública. Entre as iniciativas bem-sucedidas estão: a posse digital, o serviço de monitoramento realizado pelo Servir, as capacitações ofertadas pela Unidade Certificadora do Tocantins (Unicet) e pelo programa Ampare.
O titular da Secad, Paulo César Benfica, destaca as ações e os projetos da Secretaria. "Apesar das mudanças ocorridas no início do ano, mantivemos nosso compromisso com os servidores e buscamos estar sempre à frente das adversidades. Nesse sentido, a secretaria obteve inúmeros avanços, especialmente em projetos e ações voltados para o aprimoramento profissional e pessoal do servidor público. Destaco as progressões publicadas, reforçando o compromisso do governo Wanderlei Barbosa com a valorização do servidor, assim como a transformação digital do Estado, que se tornou realidade com o lançamento da Posse Digital; as ações do Servir; a ampliação dos serviços; e o aumento no número de capacitações oferecidas pela Unicet. São diversas ações e programas que marcam os avanços da nossa gestão", ressalta Paulo César Benfica.
Inovação em tecnologia
Com o objetivo de trazer melhorias por meio da transformação digital para o Tocantins, o governador Wanderlei Barbosa, juntamente com alguns gestores das pastas estaduais, incluindo o secretário da Administração, Paulo César Benfica, participou da E-Governance Conference 2023, o maior evento de governo digital do mundo, realizado em maio, na cidade de Tallinn, capital da Estônia.
A Estônia é conhecida mundialmente por sua experiência em governo digital, sendo considerada um exemplo de sucesso na implantação de sistemas eletrônicos para a prestação de serviços públicos e transações on-line no setor público
Durante a agenda de trabalho no país, foram discutidas as melhores práticas de transformação digital no setor público e realizadas visitas técnicas, em uma imersão de três dias.
Transformação Digital
O processo de transformação digital já é uma realidade na gestão estadual do Tocantins. A Secad implementou o processo de Posse Digital, para nomeações em cargos comissionados nos diversos órgãos que compõem a estrutura do Poder Executivo. "A posse digital traz inúmeros benefícios, como a agilidade nos processos e a comodidade para os servidores que residem no interior do Estado", afirma.
Os objetivos do Governo do Tocantins são agilizar e dinamizar os serviços, para facilitar a vida dos cidadãos que buscam atendimento nos órgãos estaduais. Um exemplo disso é o programa É Pra Já, que encerrou o primeiro semestre de 2023 registrando mais de 238 mil atendimentos nas unidades de Araguaína e Gurupi.
Servir melhor
Seguindo a busca por melhorias nos serviços, por meio do plano de assistência à saúde dos servidores do Estado do Tocantins (Servir), o Governo realizou, em cinco meses, mais de 7 mil atendimentos voltados para o tratamento de transtornos de desenvolvimento, incluindo o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Destaca-se que o Plano conta com 11 clínicas credenciadas em Palmas, Araguaína e Gurupi; onde os beneficiários têm acesso a atendimento multidisciplinar com neuropsicoterapia, psicoterapia, fonoaudiologia, musicoterapia, psicomotricidade com educador físico, terapia ocupacional e terapia Applied Behavior Analysis (ABA).
Outra ação de sucesso foi o serviço de monitoramento de doenças crônicas, realizado por meio do levantamento feito pelo setor de Business Intelligence (BI) do Servir. Inicialmente, foram identificados 430 beneficiários, que estão sendo monitorados pela equipe médica do plano. A previsão é de que esse número chegue a 10 mil no auge do projeto.
A servidora assistida pelo Servir, Kelly Keiko, parabenizou a iniciativa do plano. "Gostaria de parabenizar o Servir e toda a equipe, pois acabei de descobrir que sou diabética e já realizei a primeira consulta na clínica e agendei com a nutricionista", destaca.
Programa Ampare
Capitaneado pela Secad, o programa tem o intuito de promover campanhas e políticas públicas de conscientização e prevenção de assédio e discriminação no ambiente de trabalho; direcionadas aos agentes públicos do Poder Executivo do Estado do Tocantins.
O psicólogo da Junta Médica Oficial do Estado (JMOE), Flávio Alexandre, aponta que, "é muito importante abordar esse assunto para que os servidores se sintam mais amparados. Hoje, temos uma abertura muito maior para falar sobre esse tema e o trabalho da nossa equipe serve justamente para mostrar, ao servidor, que ele não está sozinho e pode encontrar apoio e ajuda", enfatiza.
Com dados da Junta Médica, desde o início do ano, o Ampare realizou sete oficinas, cinco rodas de conversa, cinco palestras, 265 acolhimentos a servidores e 32 atendimentos.
Destaca-se que, no mês de junho, a Junta Médica teve um projeto premiado e apresentado no 23º Congresso de Stress da ISMA-BR, com o tema: Viver melhor: trabalho, stress e saúde.
Mais capacitações
Com foco em promover a educação continuada para todos os servidores públicos do Estado, por meio da Diretoria de Gestão e Capacitação Continuada (Dicap), a Secad tem aumentado cada vez mais o acesso a cursos de capacitação e qualificação profissional nas modalidades presencial, semipresencial e a distância.
Com isso, a Unidade Certificadora do Tocantins (Unicet) disponibiliza em sua plataforma cursos na modalidade à distância, permitindo o acesso de todos os servidores dos 139 municípios do Estado à formação continuada. Nesses primeiros seis meses, foram emitidos mais de 2 mil certificados pela Unicet.
São ofertados mais de 20 cursos, totalizando quase 30 mil vagas disponibilizadas, além das parcerias para a oferta de cursos com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o Instituto Conhecimento Liberta (ICL) e as Escolas de Governos de outros estados.