Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Camila Mitye/Secom-TO

Foto: Camila Mitye/Secom-TO

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins (Semarh) recebeu nesta quarta-feira, 16, a visita das representantes da Embaixada da França no Brasil, Marina Mayaux-Abié, adjunta do chefe do Serviço Econômico Regional, e Bianca Soares Pimentel, adida de Políticas Públicas do Serviço Econômico Regional, que foram recebidas pela superintendente de Gestão de Políticas Públicas Ambientais, Marli Santos, e o diretor de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos, Aldo Azevedo, em nome do secretário Marcelo Lelis, que cumpre agenda fora do estado.

A passagem pelo Tocantins, primeiro estado brasileiro visitado pelas representantes da Embaixada francesa nesta agenda, tem como objetivo conhecer projetos executados pela Semarh, as prioridades e estratégias de desenvolvimento econômico e sustentável da Pasta, além de iniciar diálogo para possíveis parcerias, tendo em vista a retomada das relações entre Brasil e França.

Projetos como o monitoramento de quantidade e qualidade dos recursos hídricos do Estado, os Centros de Recuperação de Áreas Degradadas (CRADs), com os viveiros que produzem mudas nativas do Cerrado, a descentralização da gestão por meio do fortalecimento dos comitês de bacia hidrográfica e o imenso potencial hídrico do Tocantins foram algumas das iniciativas apresentadas pelo diretor Aldo Azevedo.

Já a superintendente Marli Santos explanou sobre o Programa Jurisdicional de REDD+ do Tocantins e o arcabouço legal construído para subsidiar a agenda ambiental estadual. Também foi ressaltado o investimento em tecnologia por meio de sistemas de monitoramento e alerta, como a Sala de Situação de recursos hídricos e o Centro de Inteligência Geográfica de Meio Ambiente (CIGMA), ferramentas que demonstram o compromisso do Governo do Estado em buscar recursos que tragam segurança para prevenir eventos extremos e antecipar ações. (Secom/TO)