O projeto "Caravanas, Eletrônico não é Lixo", uma iniciativa conjunta do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI), Prefeituras de Porto Nacional, Gurupi e ONG Programando, continua sua missão de logística reversa de recondicionamento e reciclagem de equipamentos eletrônicos. Atualmente em andamento em Goiás, as atividades no Tocantins chegaram neste mês de outubro.
O projeto visa a criação de polos de economia circular e a formação de jovens e adultos em tecnologia da informação. Coletando e reciclando equipamentos eletrônicos, o projeto oferece cursos profissionalizantes de tecnologia de forma gratuita para jovens, ao mesmo tempo que doa computadores recondicionados para telecentros de inclusão digital. Desde o lançamento em outubro de 2020, mais de 80 atividades já foram realizadas, resultando na coleta de toneladas de equipamentos eletrônicos.
Todo o processo de coleta, triagem e destinação dos resíduos é realizado em conformidade com as normas ambientais, garantindo responsabilidade ambiental em cada etapa. Além de seu papel na preservação do meio ambiente, as caravanas têm um profundo impacto social.
A iniciativa promove a inclusão digital e a formação profissionalizante de jovens, abrindo portas para oportunidades e transformando vidas. A equipe do projeto estará presente em duas cidades do Tocantins nas seguintes datas: Porto Nacional: 16, 17 e 18 de outubro Gurupi: 19, 20 e 21 de outubro
Parcerias
O projeto é uma colaboração entre o Conselho Nacional do SESI, Programando o Futuro e municípios, que também realiza outras iniciativas, como os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para o Lixo Eletrônico e a Gincana da Reciclagem. Todas essas iniciativas compartilham um objetivo comum: contribuir para o desenvolvimento sustentável e a construção de um futuro melhor para todos.