A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Superintendência de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, reuniu-se, nesta terça-feira, 31, com representantes dos órgãos do Estado e Município responsáveis pela segurança para tratar sobre o Carnaval 2024 que, este ano, acontece na sede de Porto Nacional e também no distrito de Luzimangues.
As festas terão dezenas de bandas locais e várias atrações nacionais e a expectativa de grandes públicos nos dias de folia.
O superintendente de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, Marcílio Parente, explicou que o intuito foi dialogar e traçar estratégias relacionadas à segurança durante o período de Carnaval. “Nosso objetivo é levar para os foliões a maior segurança e conforto possível. Mas, para isso, é preciso também que as pessoas façam a sua parte e compareçam à festividade sem objetivos cortantes, sem garrafas de vidros, sem armas de qualquer espécie”, reforçou o superintendente.
O subcomandante da Polícia Militar de Luzimangues, George Gomes, lembrou que esse ano é a primeira vez que o distrito recebe o Carnaval. “Tivemos toda uma discussão acerca do planejamento que será executado durante a festa em Luzimangues. Nosso intuito é levar a maior segurança possível para que as pessoas curtam a festa e retornem aos seus lares sem ocorrências”.
Também estiveram presentes na reunião, o secretário municipal de Gestão e Governança, José Antonio Macedo; o secretário municipal de Cultura e Turismo, Fernando Windlin. Além dos órgãos mencionados; o coordenador de Fiscalização de Posturas e Obras, Lucio Lima; o CMT da Guarda Municipal, Rodrigues; o diretor da Unidade Penal, Ribamar Aires; o comandante da 5ª Companhia Militar de Bombeiros de Porto Nacional; major Marcos Humberto Renovato Dourado; o aspirante Oficial dos Bombeiros, Moisés Bissoto; o delegado Regional da Polícia Civil, Tulio Pereira Motta; o comandante do 5º BPM, José Batista Freire. Além dos órgãos mencionados, o Detran também está apoiando a ação.
Ambas as festas contarão com seguranças particulares contratados pela Prefeitura de Porto nacional, que vão se somar aos guardas municipais, policiais militares e demais agentes públicos da área de segurança.