Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Tecnologia

O Governo do Tocantins, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), prorrogou até o dia 24 de fevereiro, o prazo de inscrições do edital que oferta 22 bolsas na modalidade Desenvolvimento Regional, voltadas à área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).

Com a ampliação do período, os interessados passam a ter mais tempo para submeter suas propostas por meio do Sistema Integrado de Gestão da Fapt (SigFap).

A retificação, publicada na quarta-feira, 18, atualiza o cronograma da seleção. Além da prorrogação das inscrições, foram redefinidas as datas das demais etapas do processo, como homologação, período recursal e divulgação dos resultados. A homologação das inscrições será publicada em 25 de fevereiro, o resultado preliminar em 4 de março e o resultado final até 11 de março.

As bolsas são destinadas a profissionais com comprovada experiência para atuar no acompanhamento e monitoramento de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), além de contribuir na implementação da metodologia da Rede Deser Tocantins nos Centros de Desenvolvimento Regional (CDRs) do Estado.

A distribuição das vagas contempla cinco oportunidades para o CDR da região Bico do Papagaio; cinco para o CDR Centro; cinco para o CDR Médio Norte; e sete para o CDR Sul, garantindo presença e atuação estratégica da Rede Deser Tocantins em todas as regiões atendidas pelo programa.

As atividades terão início imediato com carga horária de 10 horas semanais para as bolsas CDR Local 1R e 2R; e de 12 horas semanais para a bolsa CDR Estruturação, com duração de até 36 meses. Os detalhes da seleção, os critérios de participação e o cronograma atualizado estão disponíveis no site da Fapt.

Rede Deser

A Rede Deser é um programa do Governo do Tocantins, articulado pela Fapt, que une universidades, instituições de ciência e tecnologia e comunidades locais para promover o desenvolvimento sustentável e financiar projetos inovadores em todas as regiões do estado.

Integram a Rede instituições públicas de ensino superior que atuam de forma articulada na promoção da CT&I no Estado: o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), a Universidade Federal do Tocantins (UFT), a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), a Universidade de Gurupi (UnirG) e a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).