Com a proposta de oferecer uma imersão turística em uma das paisagens mais exuberantes do cerrado brasileiro, o Sebrae Tocantins leva em torno de 50 empresários e gestores públicos de Miracema e Lajeado do Tocantins para participar de um beanchmarking na Chapada dos Veadeiros, em Goiás.
A visita, que ocorrerá de 26 a 30 de maio, conta com oficinas práticas sobre gestão de negócios, turismo e empreendedorismo de forma geral. Os participantes são empresários que aderiram aos projetos Miracema Tem Turismo e Lajeado + Turismo, iniciativas que fazem parte do programa Cidade Empreendedora, parceria com as prefeituras locais.
Amaggeldo Barbosa, gerente do Sebrae, ressalta que a biodiversidade e o ecossistema da Chapada dos Veadeiros oferecem um laboratório natural para entender os princípios da sustentabilidade, da inovação e da resiliência. Neste contexto, ele pontua que o objetivo do Sebrae Tocantins é proporcionar aos empresários do Estado um contato mais próximo com práticas empreendedoras que já funcionam com qualidade e sucesso no turismo em Goiás. “Nós entendemos que esse tipo de missão conecta os empreendedores do Tocantins a experiências inovadoras e bem-sucedidas de outros lugares, o que de fato, traduz em melhorias significativas para seus negócios”, completa.
O gestor ainda pontua que a cidade polo do complexo turístico da Chapada dos Veadeiros é Alto Paraíso de Goiás, um município relativamente pequeno que se assemelha a Lajeado e Miracema, o que, segundo ele, tem potencial de aproximar as práticas empreendedoras da cidade a estes lugares do Tocantins. “Muitas vezes pensamos que a inovação só pode ser encontrada nos grandes centros, mas Alto Paraíso de Goiás é um exemplo de interiorização do turismo que tem dado certo e podemos tomar como referência para nosso Estado”, afirma. (Sebrae/TO)