Nesta quinta-feira (20/6) acontece a quarta edição do Drive-Thru de Coleta Seletiva Solidária, das 12 às 17h30, no estacionamento do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), em Palmas. A iniciativa, realizada em parceria com a Rede TO Sustentável e coordenada pelo Poder Judiciário do Tocantins, tem como objetivo recolher o maior número possível de materiais recicláveis.
Podem ser doados potes de vidro, latas, caixas de leite, papel, papelão, óleo de cozinha usado, resíduos eletrônicos, eletrodomésticos, plástico (garrafas PET, sacolas, canos de PVC, embalagens) e metal. Não serão aceitos lixo orgânico, pilhas, baterias, pneus, lâmpadas, toners, resíduos hospitalares e lixo químico ou tóxico.
O evento é voltado para servidores, magistrados, colaboradores e também está aberto ao público em geral. Todas as pessoas que participarem com doação receberão uma muda de planta nativa ou frutífera do Cerrado como forma de agradecimento.
Segundo a Coordenadoria de Gestão Socioambiental e Responsabilidade Social (Cogersa), nas três edições anteriores (2021, 2022 e 2023), foram arrecadadas 5,4 toneladas de resíduos recicláveis.
Todo o material arrecadado será doado ao Instituto Natura Vida (INA) e à Cooperativa de Trabalho de Materiais Recicláveis do Tocantins (Cooperam).
Junho Ambiental
O Junho Ambiental é uma ação do Plano de Logística Sustentável para cumprimento da agenda ambiental do TJTO em comemoração ao mês do meio ambiente. São ações de capacitação, sensibilização, ações sustentáveis e de responsabilidade social realizadas durante todo o mês de junho de 2024.
O projeto tem o objetivo de capacitar e sensibilizar magistrados (as), servidores (as), estagiários (as), voluntários (as) e sociedade em geral sobre os temas e indicadores tratados no Plano de Logística Sustentável e na Resolução CNJ 400/2021 e na Agenda 2030 da ONU, tais como sustentabilidade, recursos administrativos, acessibilidade e inclusão, responsabilidade social, qualidade de vida, dentre outros.
Rede TO Sustentável
Coordenada pelo TJTO, a Rede TO Sustentável é composta pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e Agência Tocantinense de Saneamento (ATS); Prefeitura de Palmas; Universidade Federal do Tocantins (UFT); Universidade Estadual do Tocantins (Unitins); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Defensoria Pública Estadual (DPE); Ministério Público do Tocantins (MPE); Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Energisa.