O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Palmas (Sisemp) manifestou na manhã desta quarta-feira, 26, preocupação em relação à inoperância do Sistema Sisprev, utilizado para a gestão de benefícios previdenciários, incluindo o Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI), instituído pelo Decreto nº 2.480/2024.
O PAI foi criado com o intuito de facilitar a aposentadoria voluntária dos servidores efetivos do Poder Executivo Municipal que preencham os requisitos até 31 de dezembro de 2024, proporcionando uma transição adequada para o próximo estágio de suas vidas profissionais. No entanto, conforme o Sisemp, a falha no sistema Sisprev tem prejudicado a análise e o processamento dos pedidos de aposentadoria, além de comprometer a comunicação adequada aos servidores sobre seus direitos e benefícios.
De acordo com o Sindicato, desde sua inoperância, há mais de 15 dias, o Sisprev tem impedido a consulta às informações cruciais sobre o PAI, tanto no Instituto de Previdência Social de Palmas (PREVIPALMAS) quanto através do Aplicativo Meu RPPS. Esta situação, como ressalta o Sisemp, tem gerado incerteza e preocupação entre os servidores, que estão impossibilitados de obter orientações precisas sobre seus processos de aposentadoria.
"Diante deste cenário, o Sindicato solicita às autoridades competentes a imediata regularização do funcionamento do sistema Sisprev, visando evitar danos maiores aos servidores interessados no PAI. É importante ressaltar que o prazo final para adesão ao programa é 30 de agosto de 2024, e a continuidade da paralisação compromete severamente a capacidade dos servidores de planejar sua aposentadoria de forma adequada", destaca o Sisemp.
O Sindicato dos Servidores Municipais de Palmas reafirma seu compromisso em defender os interesses coletivos e individuais dos filiados, bem como em garantir uma gestão pública transparente, eficiente e responsável.