A Associação dos Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins (Aproest) promoveu dia 9 sua Assembleia Geral Extraordinária em Lagoa da Confusão-TO, reunindo produtores e representantes de instituições públicas e privadas para debater o fortalecimento da associação e o futuro da agricultura irrigada na região.
Durante a assembleia, diversos temas estratégicos foram discutidos, com destaque para a reestruturação da Aproest e os avanços nas políticas públicas para a região. A pauta incluiu também o debate sobre a necessidade de elaborar o Plano de Desenvolvimento da Agricultura com ênfase na modernização da infraestrutura e a implantação de um sistema integrado de gestão de barragens e captação, assim como o desenvolvimento de programas socioambientais importante para o Polo de Agricultura Irrigada do Sudoeste do Tocantins.
Outro ponto da reunião foi a discussão sobre o lançamento de um evento técnico anual inspirado no Bahia Farm Show, com o objetivo de fomentar a difusão de conhecimentos e tecnologias externas para a privacidade. A primeira edição está prevista para junho de 2025.
Wagno Milhomem, presidente da Aproest, destacou a importância da união entre os associados para enfrentar os desafios futuros e ressaltou o papel da associação na promoção do desenvolvimento sustentável do agronegócio na região. "Podemos discutir de forma eficaz o que estamos propondo em termos de mais obras de infraestrutura hídrica, monitoramento e segurança hídrica de nossa região, com a participação do Naturatins e de vários outros órgãos do Estado. Temos a certeza do sucesso ao sairmos daqui com uma parceria ainda mais fortalecida entre produtores, governo do estado, governo federal, empresas do terceiro setor e empresas privadas. O objetivo é que tenhamos, no sudoeste do Tocantins, uma agricultura irrigada ainda mais forte”, afirmou Milhomem.
A noite encerrou-se com um jantar de confraternização, proporcionando um momento de interação e troca de experiências entre os produtores e autoridades presentes, fortalecendo ainda mais os laços dentro da comunidade agrícola regional.