Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cotidiano

Foto: Divulgação Secom Palmas

Foto: Divulgação Secom Palmas

Nessa manhã desta terça-feira, 26, foi realizado no Parque Municipal da Pessoa Idosa o 'Café com Arte', evento que reuniu frequentadores do local, representantes do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) e artesãs palmenses que apresentaram os produtos que comercializam. “A intenção do PAB é trazer, a partir de 2025, cursos e capacitações para confecção de produtos artesanais, fortalecendo o artesanato local e dando às pessoas idosas novas atividades e novos aprendizados aqui mesmo no Parque. Estamos muito felizes com esta parceria”, disse o chefe de unidade do local, Renildo Rodrigues.

A artesã Elenícia Dias da Silva trabalha com fibra de bananeira, um produto natural e de fácil acesso, e produz itens como cestas de variados tamanhos, objetos decorativos, bandejas e outros. “Estamos sempre produzindo e sempre aprimorando a nossa técnica, incorporando novos elementos. Os encontros como esse nos trazem novos parceiros, novos clientes e nos dão mais energia para seguir na profissão de artesã”, contou. 

Ao lado de Elenícia, comercializando suas peças de crochê, estava a dona Maria Moura, orgulhosa dos elogios que ouviu de todos os visitantes. “Estou muito feliz, pois meu trabalho tem sido reconhecido. As peças que fazemos são únicas e carregadas de simbolismo e de carinho. São peças feitas com amor", destacou. 

A secretária municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial, Ana Paula Lage, falou sobre a importância de atividades artesanais para a pessoa idosa. “Com grande carinho recebemos o PAB aqui hoje pois sabemos da seriedade deste programa, da capacidade técnica de seus agentes e sabemos o quanto o artesanato pode transformar positivamente a vida das pessoas idosas. Sejam todos bem-vindos ao Parque e contem com a Sempsir como parceira de vocês no desenvolvimento desse magnifico trabalho”, disse.

Divulgação Secom Palmas

A agente de Desenvolvimento do Programa de Artesanato Brasileiro, Rafaela Campos Mendes, explica que o objetivo da ação 'Café com Arte' é conscientizar as artesãs e a comunidade sobre a importância do acesso às políticas públicas para o fortalecimento de atividades que promovam melhorias de sua qualidade de vida, como por exemplo o próprio artesanato. “Além disso, estamos aqui para apresentar as principais políticas públicas disponíveis para o setor artesanal e orientá-los sobre como acessar de forma eficaz e transparente. Falamos sobre temas como acesso a crédito, assistência técnica, infraestrutura e formas de comercialização de produtos artesanais juntamente com o cadastramento do Programa do Artesanato Brasileiro.

Saiba Mais

O Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) foi criado pelo Decreto de 21 de março de 1991. Originalmente vinculado ao Ministério da Ação Social, o PAB tem o objetivo de coordenar e desenvolver atividades que visam à valorização do artesão brasileiro, elevando o seu nível cultural, profissional, social e econômico, além de desenvolver e promover o artesanato e a empresa artesanal. O evento também busca incentivo à participação das artes em organizações e entidades representativas, com o intuito de fortalecer a defesa dos direitos e interesses da categoria no âmbito local e nacional. (Secom Palmas)