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Economia

Foto: Divulgação/ASN-TO

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A Black Friday de 2024 alcançou o maior faturamento dos últimos quatro anos no Brasil, segundo dados da Neotrust Confi. Entre a quinta-feira (28) e a manhã de domingo (1º), o comércio eletrônico registrou cerca de R$ 8 bilhões em vendas, um crescimento de 11% em relação ao ano anterior. No período, foram realizados mais de 14,4 milhões de pedidos, com um tíquete médio de R$ 555. Já a Cielo, empresa de maquininhas de cartão, apontou um aumento de 16,1% nas vendas da Black Friday deste ano. O destaque ficou para o comércio físico, que cresceu 17,1%, enquanto as vendas no e-commerce tiveram alta de 8,9%.

O Natal e o Ano Novo são momentos que aquecem o comércio físico e digital, com grandes expectativas para empreendedores em todo o Brasil. No e-commerce, por exemplo, as vendas cresceram 18% durante o período natalino de 2023. Para pequenos negócios, algumas estratégias são essenciais para aproveitar ao máximo essas datas, planejar e agir com antecedência para atrair clientes, decorar os ambientes com temas festivos, criar campanhas criativas, promover ações diferenciadas e oferecer benefícios que encantem o público.

Os tipos de presentes também variam conforme a celebração. No Natal, a busca é por opções especiais, como livros, brinquedos e itens de consumo, como vinhos e outras bebidas. Já o Réveillon se destaca como uma oportunidade para empresas do setor de eventos e vestuário, impulsionadas pela demanda por novos looks para as diversas comemorações de Ano Novo.

Como faturar mais no fim de ano

As festas de fim de ano são uma excelente oportunidade para alavancar as vendas, mas o sucesso exige planejamento e boas estratégias. Pensando nisso, o Sebrae Tocantins reuniu oito dicas para ajudar o seu negócio a aproveitar ao máximo esse período

Planeje o estoque

Selecione os produtos ou serviços que serão os carros-chefes das festividades e faça os pedidos aos fornecedores com antecedência.

Treine a equipe e melhore o atendimento

Invista na experiência do cliente, encantando e fidelizando para além das datas comemorativas.

Adapte-se aos horários especiais

Esteja preparado para estender o horário de funcionamento da loja, atendendo à demanda.

Atraia com decoração e estratégias inovadoras

Invista na ambientação da loja física e virtual, além de incluir ações gamificadas que envolvam o cliente.

Ofereça descontos progressivos e kits promocionais

Crie combos atrativos com produtos da sua loja ou em parceria com outros comércios para incentivar compras maiores.

Divulgue de forma estratégica

Use redes sociais e newsletters para antecipar o interesse e informar seus clientes sobre as promoções.

Personalize a experiência

Desenvolva produtos temáticos e ofereça embalagens especiais que encantem diferentes perfis de consumidores.

Fidelize o cliente

Envie mensagens de agradecimento, e-mails pós-compra e apresente vantagens exclusivas para futuras compras. (Sebrae/TO)