Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As inscrições para participar do Meu Bloco estão abertas até o dia 1º de janeiro. Os interessados em integrar o coletivo terão a oportunidade de participar de oficinas ministradas pelo percussionista e artesão Márcio Bello, com início programado para o dia 8 de janeiro, no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), em Palmas.

Este projeto é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, geridos pela Fundação Cultural de Palmas. As inscrições podem ser realizadas pelo formulário online, disponível aqui: https://bit.ly/ensaiosmeubloco

Criado em 2020 pelos jornalistas e produtores culturais Jaqueline Moraes, Phillipe Ramos e Thalia Batista, o coletivo Meu Bloco nasceu com o objetivo de resgatar a tradição dos blocos de rua em Palmas, promovendo a cultura popular e a consciência cidadã. Logo em seu primeiro ano, o grupo realizou campanhas de conscientização contra o assédio, homofobia e o descarte inadequado de lixo, além de participar do evento governamental “Carna na Praça” ao lado do grupo Tambores do Tocantins.

Em 2021, o coletivo foi contemplado com recursos da Lei Aldir Blanc, que permitiram a aquisição de instrumentos percussivos e o início de aulas gratuitas para a formação da bateria “Boto Fé Nesse Carna”. O projeto resultou em um festival com mais de 20 artistas e, nos anos seguintes, consolidou-se como parte importante do calendário cultural carnavalesco de Palmas, com apresentações em diversos eventos e blocos da cidade.

Nos anos  de 2022, 2023 e 2024 o Coletivo esteve presente no Carnaval de Rua de Palmas, unido à demais blocos de carnaval, com apoio da Prefeitura de Palmas, reunindo em média 15 mil pessoas entre os dias de carnaval na capital.

Como Participar 

As inscrições podem ser realizadas até o dia 1º de janeiro , as oficinas serão gratuitas e contarão com aulas práticas sobre técnicas de percussão e dinâmicas de bloco carnavalesco. Não é necessário ter domínio de instrumentos musicais para a participação.

Inscreva-se aqui: https://bit.ly/ensaiosmeubloco

Perfil 

Natural de Campo Grande (MS), Márcio Bello é percussionista, artesão e um nome de referência na valorização da cultura popular no Tocantins. Residente em Porto Nacional desde 1990, Márcio dedicou sua carreira a preservar e transmitir conhecimentos tradicionais, com destaque para a suça e outros ritmos regionais. Ele é o fundador do projeto Tambores do Tocantins, reconhecido internacionalmente por seu impacto educacional e cultural. Ao longo de sua trajetória, desenvolveu métodos didáticos para o ensino da percussão e contribuiu para a perpetuação dos ritmos tradicionais.

Para Márcio, a colaboração com o Meu Bloco é uma forma de inspirar as novas gerações: “A música não é apenas um instrumento de expressão cultural; é também uma ferramenta poderosa para a transformação social. Integrar o Meu Bloco é vivenciar a alegria e o compromisso com nossa herança cultural”.