Para atender a grande demanda das indústrias instaladas no Tocantins, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), inicia o novo ano com matrículas abertas para o ingresso em cursos técnicos, foram disponibilizadas 347 vagas sendo 155 bolsas de estudo. Áreas de formação como Automação, Mecatrônica, Eletrotécnica, Manutenção Automotiva, Técnico em Informática, estão entre as maiores demandas e com alto índice de empregabilidade para os técnicos formados.
A demanda de profissionais qualificados no Estado é crescente, conforme aponta o Mapa do Trabalho Industrial. Em função do avanço tecnológico no processo de produção, o estudo aponta que mais de 65 mil profissionais no Estado precisarão ser qualificados para preencher a necessidade da produção.
Bolsas
Em Araguaína, há bolsas de estudo nas turmas técnicas de Desenvolvimento de Sistemas; Refrigeração e Climatização; e Mecatrônica. Ainda no norte do estado, em Xambioá, há bolsas no curso técnico de Logística.
Em Paraíso do Tocantins, são oportunidades no curso técnico de Administração. E no sul, em Gurupi, são bolsas de estudo no curso de Manutenção Automotiva.
Já em Palmas, no centro, há bolsas nos cursos de Técnico em Informática; Segurança do Trabalho; e Eletrotécnica. Ainda na Capital, na unidade de Taquaralto, há 80 oportunidades em técnico em Informática nos períodos matutino e vespertino.
Início das aulas
As aulas terão início no dia 27 de janeiro nas unidades de Araguaína, Xambioá, Palmas, Taquaralto, Paraíso e Gurupi.
Os concluintes serão certificados com a diplomação técnica Senai, hoje a maior rede privada de educação profissional do país e uma das maiores do mundo. Seu processo educacional é referência na América Latina e já formou mais de 88,7 milhões de pessoas ao longo dos seus 82 anos de história.
Matrícula
Para efetuar a matrícula, o candidato deve ter concluído o Ensino Médio ou estar regularmente matriculado no 2º ou 3º ano do Ensino Médio em 2025. A emissão do diploma técnico está condicionada à apresentação do Certificado de Conclusão do Ensino Médio.
As matrículas podem ser realizadas online, pelo site futuro.digital, ou presencialmente nas unidades do Senai.