O espetáculo teatral “Quando o Sol Vem à Janela” será apresentado de 21 a 23 de fevereiro, em Araguaína. Com entrada franca, os ingressos são limitados e já estão disponíveis através do site Sympla. A peça aborda o Alzheimer como fio condutor de uma história sensível e poética, narrando a trajetória de Guida, uma paciente diagnosticada com a doença, e Amélia, sua cuidadora, que utiliza o canto como uma ferramenta para resgatar memórias e criar um universo lúdico que amenize os impactos do esquecimento.
Mais do que discutir a doença, o espetáculo se debruça sobre a relação entre essas duas mulheres, revelando nuances de afeto, amizade e compaixão diante das dificuldades impostas pelo alzheimer. Segundo o diretor Luiz Navarro, "o teatro nos possibilita transformar uma história simples em uma experiência profundamente humana, onde sentimentos ganham forma e tocam o público de maneira única".
A proponente do projeto, Nice Albano, destaca a importância de democratizar o acesso à cultura e fomentar o mercado artístico local. "A grande motivação desse projeto é instrumentalizar o artista e aquecer o mercado de trabalho, garantindo que o público receba um produto cultural de qualidade e acessível", afirma.
Projeto
Uma iniciativa da cantora e atriz Nice Albano, o projeto tem a realização do Governo Federal – Ministério da Cultura, através da Política Nacional Aldir Blanc – PNAB, com apoio da Secretaria da Cultura do Tocantins. A proposta ainda tem parceria do Grupo Artpalco, Coletivo Cordel Alumiado, Instituto Isca, Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer de Araguaína, e Secretaria Municipal de Educação de Araguaína.
Ficha Técnica
Texto e Direção: Luiz Navarro
Direção Musical: Nice Albano e Zé Caetano de Moraes
Músico: Pedro Albano
Cenário: Iguatemy Lopes
Plano de Luz: Pedro Albano
Figurinos: Luiz Navarro, Nice Albano e Wagner Bárbara
Intérprete de Libras: Diego Leão
Gestor de Comunicação: George Henrique
Elenco: Nice Albano e Lílian França
Parcerias
• Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer de Araguaína
• Secretaria Municipal de Educação de Araguaína
• Grupo Artpalco
• Instituto Social e Cultural Araguaia – ISCA
• Coletivo Cordel Alumiado
Agenda de Apresentações
21 de fevereiro – Escola Municipal Simão Lutz (público: alunos do EJA)
22 de fevereiro – Apresentação para a Universidade da Maturidade (UMA) e Universidade de Identidades, Adultez e Longevidade (UNIIAL)
23 de fevereiro – Apresentação aberta ao público, na Praça CEU – Araguaína Sul.
Ingressos gratuitos: Sympla.