Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: LD Entertainment/Divulgação Primeiro Plano

Foto: LD Entertainment/Divulgação Primeiro Plano

Destaque de crítica internacional, "Maré Alta" ganha trailer inédito e anuncia estreia no Brasil dia 20 de março. No mesmo mês, o drama protagonizado por Marco Pigossi, que também entra como produtor executivo, passa por dois dos mais importantes eventos LGBTQIA+ do mundo. Dia 22 de março, a primeira exibição na Europa será no Festival de Cinema LGBTQIA+ de Londres, realizado no British Film Institute. 

Em seguida, 27 de março, o longa participa do GLAAD Awards, em Los Angeles, onde concorre pela categoria de melhor filme. A premiação, considerada o “Oscar queer”, contará com a presença de Pigossi e do diretor e roteirista Marco Calvani. O filme é uma produção da Liddell Entertainment, com distribuição nacional feita pela Retrato Filmes. 

"Maré Alta" acompanha uma jornada de autodescoberta e de busca por um lugar - físico ou não - onde haja a sensação de pertencimento. Depois de deixar o Brasil para viver com o namorado nos Estados Unidos, Lourenço (Marco Pigossi) vê seus planos ruírem.

Abandonado pelo parceiro, longe de casa e com o visto prestes a expirar, o imigrante conhece Maurice (James Bland), um americano cativante que o leva a confrontar seus medos e se reconstruir em meio às frustrações. O elenco também é composto por Marisa Tomei, vencedora do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante ("Meu Primo Vinny"), Bill Irwin ("Interestelar"), Mya Taylor ("Tangerina") e Sean Mahon. 

Apesar de não se tratar de uma narrativa autobiográfica, como pontua o protagonista, "Maré Alta" tem um caráter pessoal. Lourenço, assim como Pigossi, também saiu do Brasil para morar nos Estados Unidos. O ator se mudou para Los Angeles em 2018, onde conheceu o cineasta italiano Marco Calvani. Na época, Calvani já havia começado a trabalhar no roteiro do romance, que encontrou novos rumos após o encontro com o brasileiro. Juntos, construíram a versão final da narrativa e começaram a etapa de produção do longa-metragem. Em 2024, os dois se casaram.​

O filme teve sua première mundial no South by Southwest (EUA) e a nacional no Festival do Rio. Também passou pelo MixBrasil, onde venceu o prêmio do público de melhor filme, e seguiu construindo sua trajetória por festivais estrangeiros. Este mês, o diretor e o protagonista chegam ao Brasil para os eventos de lançamento da produção.​

Pigossi divide a satisfação por trazer o filme à sua terra natal. “'Maré Alta' é, para mim, um grito de liberdade e uma carta de amor ao meu país. Estreá-lo no Brasil é uma honra e um marco na minha carreira, ao mostrar um lado do meu trabalho nunca antes visto.”, diz o ator. Calvani complementa: “Eu estou tão feliz em dividir 'Maré Alta' com o público brasileiro. O filme é uma ode à fragilidade e beleza das conexões humanas. Em um momento onde nossa sociedade está tão fragmentada e dividida, eu espero que o filme ressoe com o coração de cada um e que ultimamente os inspire”. 

Sinopse: 

Depois de se mudar com o namorado para Provincetown, cidade americana considerada uma meca LGBTQIAP+, o brasileiro Lourenço vê todo o cenário idealizado desmoronar. Abandonado pelo parceiro, trabalhando ilegalmente como faxineiro, e com o visto prestes a expirar, o imigrante passa a lidar com diversas incertezas sobre seu lugar no mundo. Com a chegada do envolvente Maurice, Lourenço recomeça uma busca interna por pertencimento. (PrimeiroPlano)