No último final de semana, 29 e 30, a Polícia Militar deflagrou duas operações em Palmas. No sábado, 29, foi realizada a Operação Atena I, enquanto no domingo, 30, ocorreu a Operação Mobilidade Segura. Ambas tiveram como foco a prevenção de crimes e a fiscalização em áreas estratégicas da capital.
A Operação Atena I teve como principal objetivo o reforço operacional do Policiamento na Capital, por meio do emprego dos alunos-oficiais do Curso de Habilitação de Oficiais (CHO) 2025. Durante a operação, os alunos do CHO/2025 tiveram a oportunidade de se familiarizar com as atividades inerentes ao oficialato, desenvolvendo ações de policiamento preventivo e repressivo.
Foram realizadas diversas modalidades de policiamento, incluindo bloqueios policiais, abordagens a pessoas sob fundada suspeita e fiscalização de veículos possivelmente utilizados para atividades criminosas. O foco da operação foi a busca por materiais delitivos e o desmantelamento de práticas criminosas.
Durante a operação, um homem de 46 anos foi preso em flagrante por lesão corporal no contexto de violência doméstica. A prisão ocorreu na Quadra 607 Norte, após a equipe policial ser acionada para atender a uma denúncia de agressão. No local, os militares constataram a veracidade dos fatos e realizaram a prisão do suspeito, que foi conduzido à delegacia para os devidos procedimentos legais.
Operação Mobilidade Segura
No domingo, a Operação Mobilidade Segura focou na fiscalização de trânsito e no combate a infrações que comprometem a segurança viária. A operação contou ainda com a participação de equipes da Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade (ATTM), do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran TO), Polícia Civil e da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), fortalecendo a integração entre os órgãos de segurança pública e ampliando a eficácia das ações preventivas e repressivas.
Barreiras estratégicas foram montadas em pontos críticos da cidade, resultando em diversas autuações e remoções de veículos irregulares. A operação também teve o objetivo de coibir a condução sob efeito de álcool e reforçar a conscientização dos motoristas.
Durante um bloqueio policial, realizado na Avenida NS-10, um veículo GM Corsa Hatch, de cor preta foi abordado. Durante a busca veicular, foram localizadas 14 munições de arma de fogo não deflagradas. O condutor, um homem de 29 anos, que apresentava sinais de embriaguez, foi submetido ao teste de alcoolemia, que registrou um índice de 0,78 mg/L. Após ser informado sobre sua condução à Central de Flagrantes, o suspeito recusou-se a assinar o teste. O veículo foi removido para o pátio e o condutor encaminhado à Central de Flagrantes pelos crimes de porte ilegal de munição e embriaguez ao volante.
Foto: Divulgação PMTOResultados Operação Atena I e Operação Mobilidade Segura
Durante as operações Atena I e Mobilidade Segura, realizadas pela Polícia Militar no fim de semana em Palmas, foram abordados 214 veículos e 79 transeuntes. No trânsito, as ações resultaram na lavratura de 102 autos de infração e na remoção de 60 veículos, entre motocicletas e carros.
Além disso, houve três prisões em flagrante, sendo uma por embriaguez ao volante, outra por embriaguez ao volante e posse ilegal de munição, e uma terceira por lesão corporal em contexto de violência doméstica. Também foi registrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo crime de perigo de dano, em razão da condução de veículo por pessoa inabilitada.
A operação ainda resultou na prisão de um indivíduo por violência doméstica. (Com informações da PMTO)