Termina na próxima segunda-feira, dia 7 de abril, às 17h, o prazo de inscrições da primeira edição de 2025 do Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins, o Exato, que acontece no dia 18 de maio. A prova é para estudantes que estão cursando qualquer ano do Ensino Médio ou para quem já concluiu o Ensino Médio e deseja ingressar em uma das três instituições federais de Ensino Superior do Tocantins: a Universidade Federal do Tocantins (UFT), a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) ou o Instituto Federal do Educação do Tocantins (IFTO).
A inscrição para o Exato custa R$ 70 e deve ser feita exclusivamente no site www.uft.edu.br/exato. Quem não conseguir acessar o formulário deve verificar as configurações de segurança e bloqueio de sites do seu navegador, ou tentar acessar por meio de um browser (programa) diferente.
O prazo para pagamento da taxa vai até o dia 8 de abril e quem não efetuar o pagamento terá sua inscrição cancelada. A única forma de pagamento da taxa de inscrição é via boleto bancário gerado automaticamente pelo sistema de inscrições. Não são aceitos pagamentos via PIX, transferência ou outra modalidade.
Inscrições isentas ou já pagas podem permanecer alguns dias com o status de "aguardando confirmação" e até mesmo serem confirmadas somente depois do encerramento do prazo, após o processamento do sistema. Mas, se o participante tiver seguido todos os procedimentos do edital de abertura, confirmado sua isenção deferida ou efetuado o pagamento, basta aguardar.
Isenções
Quem solicitou a isenção da taxa de inscrição no prazo poderá realizar a prova gratuitamente, mas precisa conferir o resultado final para ver se seu nome está entre as solicitações deferidas (aprovadas). A isenção foi concedida para 851 solicitantes indígenas, quilombolas e estudantes de baixa renda que comprovaram se enquadrar nos critérios do edital mediante envio da documentação exigida no prazo estabelecido.
Mesmo quem solicitou a isenção e teve seu pedido aprovado, no entanto, precisa ficar atento e efetuar sua inscrição em formulário específico, pois a solicitação da isenção e a inscrição são processos diferentes e apenas a solicitação da isenção não permite a participação na prova.
Para quem teve a isenção aprovada, caso tenha sido gerado um boleto automaticamente pelo sistema, basta ignorar a cobrança e aguardar a confirmação da inscrição. Já quem teve a isenção indeferida ou não fez a solicitação, é preciso tanto fazer a inscrição quanto efetuar o pagamento do boleto.
Procedimentos
Diferente dos vestibulares tradicionais, na inscrição do Exato os participantes não selecionam nenhum curso, apenas escolhem em qual município desejam fazer a prova - nesta edição será possível fazer a prova em qualquer município que possui câmpus de uma das três insitituições conveniadas, totalizando 14 localidades: Araguaína, Araguatins, Arraias, Colinas, Dianópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Lagoa da Confusão, Miracema, Palmas, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso, Porto Nacional e Tocantinópolis
Depois, com a nota do Exato, o estudante estará habilitado a participar de diferentes processos seletivos para concorrer a vagas nos cursos de graduação da UFT, da UFNT e do IFTO, tanto no semestre seguinte quanto nos anos posteriores.
Vagas
Para o segundo semestre letivo de 2025 as instituições já divulgaram a previsão de vagas que serão disponibilizadas em processos seletivos utilizando a nota do Exato: na UFT serão 1.075 vagas, o que corresponde a 100% das oportunidades nos 28 cursos de graduação presenciais que possuem entrada no segundo semestre. Para o semestre seguinte, o primeiro de 2026, as vagas serão divididas entre o Exato e o SiSU (Sistema de Seleção Unificada, no Governo Federal), que utiliza a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Assim, quem fizer tanto o Enem quanto o Exato terá mais chances de ingresso.
A UFNT anunciou 220 vagas em 12 cursos destinadas aos participantes do Exato. O número representa metade do total de vagas que serão ofertadas pela instituição no segundo semestre letivo de 2025. O restante será preenchido por meio do Processo Seletivo por Nota do Enem (PSEnem) e, em caso de vagas remanescentes, por processo seletivo simplificado por análise curricular.
Já no IFTO serão 189 vagas para seis cursos do Câmpus de Palmas destinadas a participantes do Exato, ou 90% do total de vagas que será ofertado no câmpus no próximo semestre. Os outros 10% serão preenchidos por estudantes selecionados através do SiSU, pela nota do Enem.
Os processos seletivos pela nota do Exato possuem reserva de vagas conforme a Lei de Cotas (Lei 12.811/2012) para estudantes de escolas públicas, de baixa renda, pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência, além de cotas para Ações Afirmativas seguindo os critérios de cada instituição. Na UFT, por exemplo, há cotas específicas para indígenas e quilombolas.
Saiba mais
Todas as informações sobre o Exato constam no edital de abertura e demais documentos disponíveis na página www.uft.edu.br/exato. Além disso, o perfil oficial @acessoexato no Instagram traz diversos conteúdos explicativos para auxiliar os estudantes.