O deputado Estadual Professor Júnior Geo (PSDB) reuniu-se com a titular da 10ª Promotoria de Justiça do Ministério Público Estadual do Tocantins (MPE-TO), Jacqueline Orofino, para tratar da realocação dos aprovados do concurso da Seduc e para verificar ainda sobre o possível cancelamento do concurso da Semed Palmas. A reunião aconteceu na sede do MPE, nesta quarta-feira, 09 de abril.
De acordo com Geo, há um déficit grande de professores concursados na rede estadual de ensino, sobretudo no interior do Estado, e são muitos aprovados que aguardam pela posse, que não foram chamados, e podem ser realocados onde não houve aprovados.
“Estive em reunião com a nova procuradora da 10ª Promotoria de Justiça (MPE), Drª Jacqueline Orofino, analisamos juntos o edital e ela concordou comigo que não há vedação alguma para que seja feita a redistribuição dos aprovados”, afirmou Geo. De acordo com o deputado, “se existe um concurso, existem aprovados que estão em um quadro de excedentes, não faz sentido colocar outros que não foram aprovados para os cargos”.
Concurso Semed
O possível cancelamento do concurso da SEMED Palmas também foi tema tratado pelo deputado Geo com a promotora de justiça. O concurso foi parcialmente suspenso pelo Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) no dia 20 de dezembro de 2024. A suspensão atinge os cargos de: Professor do Ensino Fundamental, Supervisor Pedagógico, Orientador Educacional, Técnico Administrativo Educacional, cargos deficitários na rede municipal de ensino da Capital.
O professor Júnior Geo, diante do parecer da Polícia Federal (PF) de não ter encontrado irregularidades, indagou a promotora sobre o porquê do possível cancelamento do referido concurso. “Se fraudes não foram constatadas pela PF, para que cancelar o concurso? Melhor é fazer o chamamento dos aprovados que se esforçaram para garantir classificação, resolvendo o problema da falta de professores nas escolas municipais da Capital”, conclui Geo.