A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, deu início nesta semana a uma operação para retirada de cavalos soltos nas ruas da cidade. A ação visa garantir a segurança dos motoristas e pedestres, já que a presença dos animais em vias públicas tem representado risco à população.
De acordo com o secretário da pasta, Wilson Souza, nos últimos quatro meses, 20 cavalos já foram recolhidos pelas equipes da secretaria. “A operação irá continuar até eliminarmos esse problema. A colaboração dos proprietários desses animais é essencial para garantir a segurança dos moradores”, afirmou.
Os animais recolhidos têm sido encontrados em condições precárias, sem acesso a cuidados básicos. A veterinária Anna Beatriz Bezerra, responsável técnica da ação, destacou a situação crítica em que muitos deles são encontrados. “Eles chegam até nós abandonados, sem qualquer tipo de assistência. Por isso, permanecerão sob a vigilância da nossa equipe para receberem os atendimentos necessários”, explicou.
Os cavalos recolhidos ficarão sob os cuidados dos profissionais por até cinco dias. Caso os proprietários não se apresentem com comprovação de condições adequadas para manter os animais, eles serão disponibilizados para adoção responsável.
Um espaço foi adaptado para a estadia temporária dos cavalos, contando com infraestrutura básica e, em breve, receberá um sistema de monitoramento para garantir a segurança e o bem-estar dos animais durante o período de recuperação.