Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação Fieto

Foto: Divulgação Fieto

Nesta terça-feira (15/04), membros da Gerência de Educação do Serviço Social da Indústria (SESI) no Tocantins, juntamente com a direção da Escola Sesi de Referência de Araguaína, reuniram-se com a equipe do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) para tratar da implementação do Projeto de Vida e Carreira na unidade escolar.

Em maio, o Tocantins e mais quatro estados brasileiros (Ceará, Goiás, Espírito Santo e Santa Catarina) darão início à fase piloto da Jornada de Carreira. A solução reúne um conjunto de atividades voltadas a estudantes do Ensino Médio das escolas do Sesi, no âmbito do Projeto Vida e Carreira, desenvolvido em parceria entre o IEL Nacional e o Departamento Nacional do Sesi.

Durante o encontro, foram alinhados cronograma, atividades, prazos e responsabilidades para a execução da iniciativa, com a participação das equipes do Sesi Tocantins, IEL Tocantins e IEL Nacional.

As atividades da jornada incluem ciclo de palestras, mentorias, testes de maturidade para a escolha profissional (EMEP), entre outras. Como diferencial, os estudantes poderão conhecer as carreiras disponíveis na indústria por meio de visitas técnicas a empresas.

A gerente de Educação do Sesi, Cláudia Denis, destacou a importância do projeto para os estudantes: "Esta iniciativa beneficiará nossos jovens, auxiliando no direcionamento e na construção de seus projetos de vida e carreira em um mundo contemporâneo cada vez mais complexo. Será um apoio essencial para o desenvolvimento de habilidades e para a abertura de novas oportunidades no futuro."

Projeto de Vida e Carreira

O Projeto de Vida e Carreira, inserido no Novo Ensino Médio do Sesi, é uma proposta educacional que visa ajudar os estudantes a planejarem seu futuro, tanto na vida acadêmica e profissional quanto no âmbito pessoal.

Para contribuir com o planejamento de carreira dos jovens matriculados no Ensino Médio e complementar as ações do Sesi, o IEL passará a oferecer nacionalmente atividades extracurriculares no contraturno. O objetivo é apresentar aos estudantes as oportunidades de carreira, especialmente no setor industrial.

Os participantes são incentivados a identificar suas aptidões e interesses, de modo a escolherem profissões alinhadas ao seu perfil. Além disso, recebem orientação para traçar metas profissionais, considerando opções de cursos, estágios e experiências relevantes.

Além dos conteúdos tradicionais, o projeto também prioriza o desenvolvimento de competências como comunicação, trabalho em equipe, liderança e resolução de problemas, que são habilidades fundamentais para qualquer área profissional. (Fieto)