Conciliar o cuidado com a casa e a criação dos filhos é um desafio constante e, muitas vezes, recai de forma desigual sobre as mulheres. Em meio às múltiplas tarefas do dia a dia, muitas mães ainda precisam encontrar formas de garantir ou complementar a renda familiar. Por isso, crescem as alternativas que oferecem autonomia e flexibilidade, como é o caso da venda direta de produtos e serviços.
Essa realidade se reflete nos números. Uma pesquisa recente da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD), em parceria com a CVA Solutions, revelou que 62,3% dos nanoempreendedores do setor no Brasil são mulheres. Muitas delas veem na revenda uma maneira viável de gerar renda sem abrir mão da presença na rotina dos filhos.
No Tocantins, esse cenário também é evidente. Um destaque do setor de cosméticos e perfumaria do país, o Grupo Nícia, franqueado do Boticário em algumas das maiores cidades do estado, como Palmas, Gurupi, Porto Nacional, Dianópolis e Natividade, registra a predominância feminina entre os revendedores, segundo o diretor comercial, Rafael Pedreira.
“A gente sabe que os filhos demandam muito das mães. Para muitas delas, seria difícil, ou até inviável, manter um trabalho com jornada formal de 44 horas semanais. A venda direta permite conciliar trabalho e maternidade com mais liberdade. Aqui, ouvimos muitas histórias de mulheres que alcançaram independência financeira vendendo maquiagens, hidratantes, fragrâncias e outros produtos”, declarou.
De acordo com ele, a flexibilidade oferecida por esse modelo de negócio, aliada ao espírito empreendedor das mulheres tocantinenses, explica o crescimento contínuo no número de revendedoras. Só neste ano, mais de 300 novos cadastros foram realizados nas marcas do Grupo Boticário sob sua gestão. “Nós acabamos de passar da metade do primeiro semestre e já tivemos um crescimento de mais de 7% no número de revendedores. Acreditamos que esse número vai continuar subindo, e esperamos contribuir para a autonomia de cada vez mais mulheres”, afirmou Rafael.
Além de oportunidade de renda, a venda direta também é uma opção mais conveniente para clientes que, como muitas mães, nem sempre têm tempo de ir até uma loja. É uma forma de atender quem precisa de praticidade, seja para vender ou para comprar. (Precisa/AI)