Como resultado do diálogo entre o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet) e a gestão municipal de Rio Sono, os profissionais da educação do município terão reajuste salarial a partir da folha de pagamento de maio de 2025, com retroativo a janeiro deste ano. A decisão sobre o acordo foi aprovada em assembleia da categoria realizada no dia 23 de abril de 2025.
De acordo com o presidente regional do Sintet Miracema, Iata Anderson, o Projeto de Lei nº 009/2025, que trata da concessão da data-base e do reajuste salarial, foi enviado pelo Executivo Municipal à Câmara de Vereadores no dia 28 de abril. A matéria, que segue as diretrizes do Plano de Carreira do Magistério Municipal (Lei 201/2011), já foi aprovada e sancionada, garantindo um reajuste de 4,83% sobre o salário atual dos servidores da educação, além de um adicional de 1,44% retroativo a 1º de janeiro de 2025.
“A valorização dos profissionais da educação é essencial e reflete diretamente na qualidade do ensino oferecido à população”, afirmou a prefeita Valdeia Martins.
O presidente do Sintet regional também destacou a importância da abertura de diálogo com a gestão municipal. “O projeto de lei contempla professores e demais funcionários de escola, com retroativo a janeiro, e reconhece o esforço conjunto e o diálogo com a prefeita Valdeia Martins”.
A conquista ocorreu após assembleia dos profissionais da educação durante a paralisação nacional da categoria, quando foi realizado um ato público em Rio Sono cobrando o cumprimento de direitos salariais.
Para o Sintet, o resultado é uma demonstração da força da união da categoria e da importância da luta organizada em defesa dos direitos dos trabalhadores da educação.
O sindicato também esclareceu que circulou nas redes sociais um vídeo com imagens da assembleia da categoria, produzido por terceiros. O Sintet informou não ter qualquer vínculo com a produção ou divulgação do material, reiterando seu compromisso com o respeito às instituições e com o jornalismo profissional e responsável.