O Ministério da Cultura (Minc), por meio da Coordenação do Escritório Estadual no Tocantins, com apoio do Comitê de Cultura no Tocantins, promoveu na manhã de segunda-feira, 28, reunião preparatória para a Escutatória Cultural pelo Brasil. O encontro, realizado na sede do Comitê, envolveu diversos agentes e autoridades político/culturais para discutir a organização da escutatória, prevista para o dia 15 de maio em Palmas.
Durante o encontro, foram debatidos temas como a articulação com parceiros locais, estratégias de mobilização dos mestres e mestras da cultura popular tocantinense e a programação de eventos subsequentes, incluindo a Audiência Pública sobre a Lei Cultura Viva, a TEIA Tocantins e o Fórum da Rede de Pontos de Cultura.
A Escutatória Cultural pelo Brasil integra uma ação nacional coordenada pela Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC) do Ministério da Cultura, que busca promover a escuta ativa de mestres, mestras, grupos e representantes das culturas populares e tradicionais em todo o território brasileiro, contribuindo para a construção participativa da Política Nacional das Culturas Populares e Tradicionais.
O coordenador do Escritório Estadual do MinC no Tocantins, Cícero Belém, destacou a importância do processo: “A Escutatória é mais que ouvir — é reconhecer a potência das culturas populares e tradicionais na construção de uma política cultural plural, democrática e de base territorial. O Tocantins tem muito a contribuir com esse processo”.
Kaká Nogueira, coordenador Geral do Comitê Estadual de Cultura no Tocantins, reforça a relevância da atividade. “Os comitês de cultura tem promovido uma grande mobilização popular, com ações no interior e nas periferias. Com a Escutatória Cultural integramos um grande movimento nacional para intensificar o reconhecimento e valorização da nossa ricaregionalidade cultural”.
A iniciativa reforça o compromisso do Ministério da Cultura em dialogar, formular e executar políticas públicas culturais em articulação com os entes federativos (estados e municípios) e com a efetiva participação da sociedade civil, princípio basilar do Sistema Nacional de Cultura.
Presenças:
Cícero Belém – Coordenador do Escritório Estadual do Ministério da Cultura;
Kaká Nogueira – Coordenador do Comitê de Cultura no Tocantins (FETAC/AGA/ISCA)
Hernathan Rodrigues - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-TO);
Márcio Bello dos Santos – Coordenador do Pontão de Cultura Tambores do Tocantins/Comsaúde;
Erval Benmuyal – produtor Executivo do Pontão de Cultura Tambores do Tocantins/Comsaúde;
Alexandre Peara – representante do mandato Coletivo SOMOS;
Lara Faez - Assessoria de Gabinete Secretária Estadual da Cultura;
Luara Aquino – Presidente da Fundação Cultural de Palmas;
Marieni Wieczorek – Secretária Executiva da Secretaria Municipal Extraordinária da Igualdade Racial e Direitos Humanos de Palmas;
Rogério Castro – Secretário Executivo da Secretaria Estadual de Igualdade Racial
Ênio Sales – Diretor de Fomento e Proteção da Cultura Afro-brasileira da Secretaria Estadual da Igualdade Racial;
Natânia Lima – Secretária Executiva da Secretaria Estadual dos Povos Originários e Tradicionais
Haid Karla – Diretora de Proteção e Fomento Cultural da Secretaria Estadual dos Povos Originários e Tradicionais.