Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Fernando Lucas/CMP

Foto: Fernando Lucas/CMP

A Câmara de Palmas realizou nesta quarta-feira, 21, sessão solene em homenagem aos 25 anos da Capitania Fluvial do Araguaia Tocantins (CFAT),  em reconhecimento aos relevantes serviços prestados a navegação e a segurança hidroviária da região, bem como a contribuição ao desenvolvimento do município e do Estado.

O presidente da Casa, Marilon Barbosa (Republicanos), destacou que a CFAT “zela pela preservação e uso sustentável da maior riqueza natural do Estado: a bacia hidrográfica do Tocantins-Araguaia, a maior e integralmente no território brasileiro e a quarta maior da américa do sul”.

O comandante da Capitania, Guilherme Oliveira Chagas, contou um pouco da história da CFAT ao longo de seus 25 anos e apresentou dados dos trabalhos realizados, como o cadastro de mais de 13 mil embarcações, formação de mais de 7 mil aquaviários profissionais e a realização de mais de 4 mil processos cartoriais por ano, dentre outros. “Cumprimos cada tarefa com retidão e firmeza de propósito, formamos aquaviários, habilitamos amadores, fiscalizamos embarcações, salvamos vidas e cada um desses atos, por mais rotineiro que pareça, é um elo na corrente da soberania nacional”, afirmou.

A presidente da Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR-TO), Valquíria Moreira Rezende, o comandante do Corpos de Bombeiros Militar do Tocantins, Coronel Ornelas, e o secretário Carlos Júnior, que representou o prefeito Eduardo Siqueira Campos, parabenizaram a Capitania pelos seus 25 anos. “São 70 honrosos militares, homens e mulheres, que fazem com um efetivo pequeno, mas grandioso na solução, na sua atribuição, na sua execução do serviço de proteger os lagos e rios do Tocantins”, frisou o coronel.

Assim também, os vereadores Thiago Borges (PL), Dr Vinicius Pires (Republicanos), Carlos Amastha (PSB), Pr Manoel Bomfin (Podemos), MaryCats da Causa Animal (Podemos), Walter Viana (PRD), Marcio Reis (PSDB) e Dian Carlos (Solidariedade) usaram a tribuna para prestarem suas homenagens. (CMP)

Foto: Fernando Lucas/CMP