A Mercedes-Benz Trucks anunciou a ampliação de sua linha de caminhões elétricos com novas variantes do eActros 600. Os modelos manterão as principais características do caminhão elétrico de segunda geração, projetado para transporte de longas distâncias e alto desempenho. Entre os diferenciais, destacam-se a tecnologia de propulsão moderna e a alta eficiência energética.
Os novos modelos do eActros 600 contarão com um eixo motriz elétrico desenvolvido internamente e tecnologia de células de bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP), conhecida por sua longa vida útil. Além disso, a tensão de bordo será de 800 volts, permitindo maior eficiência no carregamento e na operação. O caminhão também trará o Cockpit Multimídia Interactive 2 e sistemas de assistência avançados para maior conforto e segurança na condução.
A produção das novas variantes terá início ainda em 2025 na fábrica de Wörth am Rhein, na Alemanha. A encomenda dos primeiros modelos estará disponível a partir do outono europeu. Segundo Achim Puchert, CEO da Mercedes-Benz Trucks, a ampliação do portfólio visa atender à crescente demanda por soluções de transporte elétrico mais eficientes.
Foto: Divulgação Mercedes"Nosso objetivo é impulsionar a descarbonização da indústria em alta velocidade, eletrificando cada vez mais as aplicações de transporte. As áreas de aplicação – e, portanto, as necessidades dos nossos clientes – para caminhões elétricos à bateria são muito diversas, especialmente no que diz respeito à carga útil e à autonomia. Com as novas variantes, que se baseiam nos pontos fortes do eActros 600, queremos oferecer aos nossos clientes o melhor do sistema modular da Mercedes-Benz Trucks e apoiá-los na gestão de suas soluções de transporte com eletricidade de forma eficiente e econômica", afirmou Puchert.
O portfólio expandido incluirá cavalos mecânicos e chassis plataforma, além de variantes com dois pacotes de baterias e cabinas longas alternativas do design Actros. A montadora também confirmou que, como parte da ampliação, a produção do eActros 300/400 será descontinuada até o final do ano, enquanto a fabricação do eEconic continuará normalmente.
A Mercedes-Benz Trucks tem investido na eletrificação de sua frota desde 2021, com o lançamento do eActros 300/400 e, posteriormente, do eEconic. A montadora reforça seu compromisso com a evolução tecnológica no setor de transporte de cargas, expandindo sua oferta de veículos elétricos para diferentes aplicações.