Estão abertas as inscrições em cursos técnicos gratuitos do Senac EAD. No total, são 7.451 vagas em nove estados do país: Amapá, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins. O prazo para efetivar a participação no processo seletivo termina em 1º de agosto, às 17h. As aulas terão início em 15 de setembro de 2025.
O objetivo do Senac EAD é proporcionar a cidadãos de todo país a oportunidade de se capacitarem profissionalmente, ainda que estejam distantes de polos educacionais. Nesse sentido, o Senac oferta os seguintes cursos na modalidade a distância:
- Técnico em Administração
- Técnico em Desenvolvimento de Sistemas
- Técnico em Logística
- Técnico em Meio Ambiente
- Técnico em Recursos Humanos
- Técnico em Secretariado
- Técnico em Contabilidade
- Técnico em Qualidade
- Técnico em Guia de Turismo* (Vagas exclusivas para o estado ofertante)
- Técnico em Óptica* (Vagas exclusivas para o estado ofertante)
- Técnico em Segurança do Trabalho
- Técnico em Transações Imobiliárias
*Será necessário o envio do comprovante de residência, visto que o candidato precisa morar no estado em que será ofertado o curso.
Requisitos para conquistar uma vaga
O PSG, Programa Senac de Gratuidade, é destinado a pessoas com renda familiar mensal que não ultrapasse 2 salários-mínimos federais. Antes de efetuar a inscrição, o interessado deve verificar os pré-requisitos disponíveis no conteúdo de cada curso (por exemplo, ter o ensino médio concluído ou estar cursando, no mínimo, o segundo período).
A seleção dos candidatos será realizada considerando os seguintes critérios:
1) Seleção por Estado;
2) Seleção para o curso oferecido, conforme disponibilidade de vagas;
3) Classificação obtida pela ordem de inscrição no curso pelo candidato;
4) Comprovação de toda a documentação exigida para a matrícula.
Oportunidade de conquistar diploma reconhecido pelo MEC
O processo educativo ocorre no Ambiente Virtual de Aprendizagem, e utiliza tecnologias e/ou vivências práticas para mediação do processo de ensino-aprendizagem.
A carga horária presencial nos cursos técnicos EAD é ofertada através de recursos tecnológicos, como videoaulas, objetos de aprendizagem, simuladores, entre outras atividades que remetam à prática da profissão.
Todas as interações podem ser realizadas por meio do ambiente virtual de aprendizagem (AVA), bem como a disponibilização dos conteúdos e das atividades avaliativas.
Além disso, os cursos de Técnico em Guia de Turismo e Técnico em Óptica contam com vivências práticas presenciais, realizadas, ao longo das formações, com apoio de tutores habilitados.
Após a conclusão e aprovação no curso escolhido, o concluinte receberá o diploma de Técnico - Nível Médio, com validade nacional atestada pelo MEC, ideal para quem busca certificação e qualificação técnica profissional.